gestão de metas
Gestão

Gestão de metas: entenda o que é e como usá-la em um posto de combustível

Artigo escrito por Breno Pires
Por Breno Pires
Criado em 25/10/2017, atualizado em 05/08/2022

As metas são parte fundamental de qualquer empresa, independentemente do produto ou serviço que ela produz ou presta. É através delas que sabemos o quanto do caminho já foi percorrido e o que ainda falta para um objetivo bem-sucedido. No cenário moderno, onde a competição das empresas está cada vez mais acirrada, contar com metas estipuladas e gerenciadas de forma correta é um grande diferencial.

Sendo assim, o fato é que postos de combustíveis também precisam de gestão de metas se quiserem crescer e ter mais sucesso. Porém, muitos gestores sentem insegurança sobre como dar o primeiro passo para realizar essa função de maneira correta e eficaz.

Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender o que de fato é a gestão de metas, como ela pode ser vantajosa para o seu negócio e como colocá-la em prática. Acompanhe!

O que é a gestão de metas?

Dentro de uma empresa, as metas têm como finalidade direcionar as ações dos colaboradores em busca de um objetivo de negócio, como por exemplo, aumentar a visibilidade do seu posto de combustíveis, conseguir mais clientes ou vender mais de um determinado produto. Dessa forma, fica claro como o trabalho de cada um é importante para que todos alcancem, juntos, os resultados esperados.

É interessante notar que existe uma diferença entre um objetivo e uma meta. Embora seja uma questão de conceito, vamos passar rapidamente sobre esse detalhe para tornar mais simples e entender o foco do nosso tema.

O que diferencia um objetivo de uma meta?

De forma direta e resumida, um objetivo é algo generalista. Sua função é indicar o que se pretende alcançar. A meta, por sua vez, é a quantificação desse objetivo. Através dela, você terá a informação do desempenho da equipe envolvida.

Em outras palavras, podemos dizer que o objetivo é o caminho desejado e a meta define quanto desse caminho já foi concluído. No decorrer do texto, vamos falar sobre a metodologia OKR e como ela pode facilitar o desenvolvimento de objetivos e metas.

Nesse cenário, a gestão de metas aparece como uma maneira de gerir os funcionários, as suas tarefas e os recursos financeiros, de modo que todos fiquem alinhados em relação ao mesmo objetivo e consigam cumprir as atividades atribuídas a cada um.

Logo, contar com a gestão de metas é fundamental na atualidade. Isso porque vivemos em um período em que os gestores precisam verificar a todo momento os resultados do seu negócio para se ajustarem em relação aos objetivos planejados.

Ao mesmo tempo, a administração correta garante que as metas estabelecidas sejam realistas para os colaboradores e permitam que eles analisem o próprio desempenho, como forma de se motivarem para alcançarem o que foi traçado.

Confira os benefícios de contar com uma gestão de metas.

Quais são as vantagens de uma gestão de metas?

Uma gestão de metas permite alcançar diversos benefícios para as empresas, especialmente quando é feita de forma eficiente. Adiante, abordaremos algumas dicas sobre como realizar esse gerenciamento com sucesso, mas por enquanto, veja algumas das principais vantagens em contar com essa estratégia.

Melhor atendimento

Quando os frentistas sabem que precisam se empenhar para melhorar seus resultados, eles se concentram em fazer um bom trabalho. Isso ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, já que os funcionários passarão a atendê-los com mais atenção e agilidade, além de recomendarem serviços sempre que for necessário — deixando o consumidor à vontade para recusar, se for o caso.

Diminuição de erros

Outra consequência de trabalhadores mais concentrados é a menor ocorrência de erros, como abastecer com um valor errado ou colocar gasolina aditivada quando o cliente pede a comum, por exemplo.

Esse tipo de problema será muito menor e, como resultado, a insatisfação do consumidor também diminui. Em contrapartida, as chances de um cliente satisfeito se tornar um defensor fiel da marca aumentam. Ou seja, diversos benefícios podem ser alcançados com uma melhoria da gestão de metas.

Crescimento

Por último, a vantagem principal da gestão de metas: o crescimento do negócio. Com um planejamento adequado, metas claras e realistas e um acompanhamento constante, a empresa terá ótimas condições de alcançar o propósito que deseja.

É possível entender como está o avanço em relação aos objetivos e realizar ajustes, se necessário, para a obtenção de resultados práticos.

E por falar em planejamento, vamos entender, a seguir, como gerenciar metas da melhor maneira possível.

Como colocar a gestão de metas em prática?

Vejamos agora algumas dicas de como você pode fazer uma boa gestão de metas.

Defina metas SMART

O método SMART consiste em um modelo eficiente para a criação e comunicação inteligente das metas. Ele foi desenvolvido por volta de 1981 e se expandiu desde então. A ideia central consiste em elaborar metas de acordo com cinco fatores:

  • Specific (Específico): não pode ser ampla a ponto de gerar dúvidas, deve ser definida com clareza.
  • Mensurable (Mensurável): tem que ser possível medir o progresso ou identificar quanto falta para que ela seja concluída.
  • Achievable (Atingível): precisa ser realista, por isso, o ideal é consultar os envolvidos e os dados históricos antes da criação da meta, para entender o cenário e não correr o risco de criar uma situação que desestimule a equipe.
  • Realistic (Realista): em conjunto com a etapa anterior, é necessário que a meta seja realista e relevante, em outras palavras, não se deve almejar um resultado além do permitido pelos recursos e meios disponíveis.
  • Time-bound (Temporal): por fim, deve ter um prazo definido, um cronograma que possibilite analisar o que foi conquistado durante um período específico.

Quando um gestor define uma meta durante o planejamento, ele deve comparar o que foi estabelecido com as categorias do método SMART, da mesma forma como é feito com um checklist. Caso atenda a todos os requisitos, ela é considerada uma meta inteligente.

Acompanhe as métricas e indicadores

Para saber se a equipe está se aproximando do objetivo ou não, é necessário acompanhar o desempenho de todos os seus integrantes com frequência. Se algum deles estiver com problemas para alcançar as metas, procure entender o que está acontecendo e proponha uma solução.

Procure deixar as metas sempre visíveis, como por exemplo, em um painel na pista onde os frentistas podem acessar constantemente. Busque incentivar o cumprimento das metas diárias, para que tenham disciplina e determinação de chegarem cada vez mais próximo do objetivo.

Sendo assim, alguns indicadores que você pode acompanhar para avaliar a performance do seu time são:

  • Número de abastecimentos.
  • Porcentagem de vendas com mais de 20 litros.
  • Porcentagem de vendas com gasolina aditivada.
  • Índice de fidelidade.

Vale lembrar que não basta estipular uma meta para o frentista e esperar que ele descubra sozinho como conseguir. Algumas ações requerem treinamento apropriado, como preparar os funcionários para oferecerem gasolina aditivada aos clientes, explicando seus benefícios e mostrando que vale a pena pagar um pouco mais para ter acesso a essas vantagens.

Use a metodologia OKR

A sigla OKR vem do inglês, Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Aqui, os objetivos representam uma ideia geral do que a empresa deseja alcançar e os resultados-chave são o conjunto de ações necessárias que medem se você está próximo ou distante dele.

Os OKRs têm a seguinte estrutura:

Objetivo: Aumentar as vendas nos postos de combustíveis

Key Results (Resultados-Chave):

  • Aumentar em 10% o número geral de abastecimentos.
  • Aumentar em 3% o número de abastecimentos maiores do que 20 litros.
  • Aumentar em 10% o número de abastecimentos com gasolina aditivada.
  • Aumentar em 5% o número de fidelização de clientes.

Devido à sua simplicidade, os OKRs fortalecem a clareza em relação às metas e estimulam a equipe a colaborar entre si — afinal, não é possível atingir o objetivo sozinho.

Faça um planejamento das ações

Depois de definido o objetivo e as metas, é preciso determinar como será possível alcançá-las. Para isso, entra em cena o plano de ação, um documento que vai guiar os funcionários em relação ao que devem fazer para se manterem no caminho das suas metas.

Defina prazos

Como já citado sobre as metas SMART, sem um prazo, os colaboradores se distanciam das metas. Por isso, é preciso estabelecer a importância de elas serem cumpridas dentro do limite estipulado e cobrar o bom desempenho da equipe durante esse tempo.

Procure sempre respeitar os próprios prazos para dar o exemplo e jamais estabeleça datas muito apertadas para não desmotivar o time. Se não houver uma cultura de respeito aos prazos, será difícil alcançar as metas para objetivos futuros.

Ofereça prêmios aos funcionários

Uma alternativa interessante para motivar os seus colaboradores a atingirem as metas é oferecer recompensas para aqueles que tiverem o melhor desempenho ou para toda a equipe, dependendo da situação das finanças da empresa e do prêmio escolhido.

Alguns dos tipos mais comuns de incentivo são:

  • Bônus no final do mês.
  • Bom desconto na conveniência.
  • Jantar em um bom restaurante.

O uso adequado da gestão de metas pode potencializar os seus ganhos e ampliar o controle sobre as melhorias necessárias no seu posto de combustíveis

Essas medidas não são fáceis de implementar, mas com a prática você vai notar que elas valem a pena e trazem resultados concretos. São ações que não só levarão a sua empresa ao crescimento, como também farão de você um empresário mais preparado para liderar mudanças rumo ao sucesso do seu negócio!

Está se preparando para começar? Agende uma conversa com um de nossos especialistas clicando no banner abaixo e aguarde nosso contato!


Uma resposta para “Gestão de metas: entenda o que é e como usá-la em um posto de combustível”

  1. Maria Zuleide Ferreira da Silva disse:

    N sou dona de nenhum posto, mais gostaria de ter melhor conhecimento pois fui chamada a trabalhar em um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis