Redes sociais para postos: imagem dos ícones das redes sociais
Revendedor, Fidelização, Marketing

Redes sociais para postos de combustível: dicas para estruturar de forma eficiente e gerar vendas

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 15/02/2022, atualizado em 04/03/2022

Hoje em dia, o marketing nas redes sociais é imprescindível para um posto de combustíveis atrair e fidelizar motoristas. Afinal, esses canais reúnem muitos potenciais clientes e possibilitam uma maior aproximação com o seu público. No entanto, o sucesso da sua estratégia depende de quanto você conhece essas pessoas. Onde está a maioria dos seus potenciais clientes? Facebook? Instagram? Twitter? Utilizar as redes sociais para postos é um desafio, mas vamos te explicar como montar uma boa estratégia. Continue lendo!

Como alcançar engajamento utilizando redes sociais para postos?

Quando estamos começando nas redes sociais, é sempre mais difícil ter engajamento de forma orgânica. Mas isso não deve ser um empecilho na sua estratégia! Pelo contrário: se você ainda não consegue alcançar tantas pessoas com seus conteúdos orgânicos, vale a pena investir em promoções e anúncios pagos.

Promoções

As promoções são aqueles sorteios que vemos em diversos perfis no Instagram, quando nos deparamos com uma publicação que oferece alguma vantagem em troca de compartilhamentos e/ou comentários. Nesse caso, é possível aumentar o engajamento ao incentivar o compartilhamento do post nos stories, além de incentivar que os participantes marquem amigos nos comentários da publicação. Entre as opções de prêmio, você pode ofertar uma revisão grátis, uma ducha gratuita ou qualquer outra recompensa atrativa.

Anúncios pagos

Além das promoções, uma forma de aumentar seu engajamento no começo da sua estratégia de redes sociais é fazer anúncios pagos. Não se preocupe em não ter dinheiro para fazer propagandas na TV e no rádio, pois você pode fazer uma divulgação do seu negócio na internet. Esses anúncios possibilitam que você faça uma segmentação de público, impulsionando a sua propaganda apenas para aquelas pessoas que se encaixam no perfil que você deseja alcançar.

5 dicas para utilizar as redes sociais a favor do seu Posto

Para aumentar sua visibilidade e ter mais lucro com o seu negócio, reunimos 5 dicas para utilizar as redes sociais a favor do seu Posto. Confira:

1. Escolha suas mídias sociais

Como explicamos antes, você precisa conhecer o seu público para saber em qual rede social eles se concentram. De forma geral, o Facebook é uma boa opção para você marcar presença, já que é a rede social com mais visibilidade atualmente. O Instagram também tem uma quantidade de usuários grande, o que é vantajoso para a sua estratégia de marketing.

Lembre- se apenas que, para cada rede social, é necessário produzir um tipo de conteúdo. Afinal, Facebook e Instagram, por exemplo, têm propostas diferentes. O Facebook comporta melhor textos e links externos, enquanto o Instagram é uma rede social especializada em imagens. 

2. Construa seus perfis com qualidade

Outra dica muito importante é ter cuidado com o que será publicado nos seus perfis. A recomendação é publicar apenas imagens nítidas e claras, por exemplo. Também é válido utilizar o logotipo ou a logomarca do seu negócio como imagem principal nas redes sociais, além de informações sobre o seu endereço, contatos, horários de funcionamento e serviços ofertados.

3. Faça um planejamento mensal de conteúdos

Quando falamos em produção de conteúdo para mídias sociais, é preciso ter em mente que as postagens devem ser constantes. Afinal, se as suas redes estiverem paradas, elas não vão conseguir atingir seus objetivos. Nossa dica é montar um calendário de postagens mensal (ou semanal), a fim de determinar uma frequência de publicação que deve ser seguida durante todo o período estipulado.

4. Faça a divulgação dos seus produtos

A produção de conteúdo relevante é de extrema importância, especialmente no início da sua estratégia. Porém, as redes sociais para postos também devem ser usadas como forma de divulgar seus serviços. Faça isso com postagens divertidas e descontraídas a fim de chamar a atenção do seu público! Também é importante criar sorteios e investir nos anúncios pagos, como explicamos acima. 

5.  Responda seus clientes

Por fim, nossa última dica é responder os clientes que entrarem em contato com você pelas redes sociais. Quando eles perceberem que você se preocupa em atendê-los da melhor forma possível, tirando dúvidas e respondendo às solicitações, o engajamento nas suas redes sociais vai aumentar. Isso também acontece quando você reage aos comentários recebidos nas suas postagens.

Dessa forma, com mais engajamento, as próximas ações do seu negócio terão mais impacto, já que você terá mais relevância para os usuários. Portanto, não deixe de interagir com o seu público! As redes sociais são ambientes de interação; não adianta nada soltar conteúdos semanalmente e não interagir com os feedbacks enviados pelos seus seguidores nas suas páginas.

Qual a importância de se relacionar com potenciais clientes?

Mais do que garantir sua presença nas redes sociais para postos, é preciso se relacionar com os seguidores que você conquistar. Para tanto, lembre-se que esses seguidores procuram conteúdos relevantes, então não adianta apenas fazer propaganda dos seus serviços; também é necessário ajudar seu público com informações de valor. 

Nesse sentido, há uma série de assuntos que podem aumentar a conversão do seu público e, consequentemente, o engajamento nas suas redes sociais. Tais como: dicas para economizar combustível, dicas de segurança, dicas de manutenção de veículo, entre outras coisas.

Vale ressaltar, ainda, que as redes sociais também servem para você prestar um serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Por isso, é importante ficar atento e tirar todas as dúvidas do seu público, já que muitas pessoas vão te procurar por esses canais. 

Além do mais, as redes sociais também funcionam praticamente como um serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Portanto, é preciso que você esteja atento e seja prestativo em tirar as dúvidas do seu consumidor, afinal, muitos irão procurá-lo exatamente com essa necessidade. É importante ter bastante agilidade e cordialidade para responder às dúvidas dos seus clientes, a fim de fidelizá-los.Ma

s as redes sociais para postos não são as únicas maneiras de atrair e fidelizar mais clientes. Com a solução do ClubPetro para fidelização, você pode melhorar (e muito) a sua performance de vendas. Para saber mais sobre o assunto, fale diretamente com um dos nossos especialistas e descubra como implementar a nossa solução no seu Posto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis