No Brasil, o número de aparelhos celulares já ultrapassa o da população, 240 milhões de celulares para 208 milhões de brasileiros, conforme dados da ANATEL. Entretenimento, informação e contatos instantâneos na palma das mãos. Como fica a questão do uso em local de trabalho? Na realidade de um posto de combustível, o uso do celular por frentista, na pista, é motivo de demissão por justa causa.
Este é um problema muito comum em praticamente todos os postos no Brasil, já que os funcionários desrespeitam as leis e proibições da utilização do aparelho na pista.
O uso do celular em postos de combustíveis é proibido, tanto para clientes como, principalmente, frentistas e consta na NR-20, Norma Regulamentadora nº 20, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. A utilização do celular em local de trabalho gera distração do funcionário e consequentemente mau atendimento, além de ser um grande risco para o funcionário e para a empresa.
Vivemos talvez o período mais difícil para a revenda, e o Ministério do Trabalho nos exige adaptações absurdas na empresa e um investimento altíssimo num período crítico para o empresário.
Não é possível que, mesmo diante de tais exigências, custos elevadíssimos e obrigações, o revendedor ainda aceite o uso do celular na pista, contrariando toda a lógica de investimentos no posto para adequar as regulamentações de segurança exigidas. Não é admissível termos a obrigação de lavar até o uniforme do frentista e aceitar isso…é revoltante.
Uma prática comum é o gerente fazer uso do celular com frequência, por se tratar de um profissional que resolve problemas o dia todo. Mas a proibição do uso do aparelho na pista vale para todas as atividades, incluindo a gerência.
Diversos revendedores me perguntam como inibir isso, como proibir o uso do aparelho na pista e eu sempre digo: a empresa é sua! Seja rigoroso e exija o cumprimento das normas estabelecidas em contrato de trabalho.
Tenha documentados todos os direitos e deveres dos funcionários e exija o cumprimento por parte de todos.
Algumas dicas valiosas para evitar problemas trabalhistas é:
⁃ Você deve afixar num quadro de avisos a norma da empresa proibindo a utilização do celular na pista.
⁃ No contrato de trabalho do empregado, deve constar uma cláusula dessa proibição.
⁃ Não faça vista grossa em relação a isso
⁃ Se o frentista utilizar o telefone na pista, dê uma advertência por escrito.
⁃ Na segunda advertência, suspenda-o por 3 dias.
⁃ Na terceira advertência, demita-o por justa causa.
Tudo isso parte de uma organização da empresa, se você tem uma norma escrita, assinada pelo empregado e uma postura de fiscalização, você está respaldado pela lei e tem todo o direito de exigir seu cumprimento.