regime tributário
Revendedor

Como é difícil ser revendedor de combustível

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 14/05/2018, atualizado em 24/07/2020

Como é difícil ser empresário no Brasil e, principalmente, revendedor de combustível. Não conheço outro segmento econômico que seja mais regulado: ANP, SEFAZ, INMETRO, PROCON, IBAMA, CPRH, SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE, SECRETARIAS DE SAÚDE, RECEITA FEDERAL, DELEGACIA DO CONSUMIDOR, DELEGACIA DE CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, MINISTÉRIO DO TRABALHO, MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL.

É o único segmento econômico que tem obrigação de informar o preço de compra, o preço de venda dos seus produtos e com uma tolerância de 0,5% nos equipamentos volumétricos, nas misturas do anidro ou no biodiesel, nas impurezas, mesmo sabendo que a nossa mercadoria, até chegar aos postos, passam por vários modais (navio, trem, caminhão, balsa).

Empregamos, geramos renda, somos uma ilha de serviços para a sociedade (iluminação pública, segurança, lanchonetes, cafeterias, farmácias, banco 24 horas, entre outros). Sofremos concorrência desleal por parte dos supermercados que vendem barato os combustíveis com um único intuito de utilizarem os postos como atividade marginal, querendo apenas o fluxo dos clientes para vender produtos alimentícios, de vestuário, limpeza, entre outros itens. Além de sempre sofrer com assaltos nos postos, assaltos de malotes, roubos dos caminhões, adulteração por parte de maus revendedores. Temos carga tributária de 50% em média nos combustíveis e a nova política de preços da Petrobras. Além disso tudo, sofremos nas mãos das distribuidoras, que detêm mais de 75% e ainda elegem aqueles que devem ganhar ou perder.

Muitos revendedores não entendem a importância do poder associativo, participar dos movimentos em defesa da categoria. O momento em que vivemos é decisivo para a sobrevivência dos revendedores, principalmente dos pequenos e médios.

Então, apelo a todos, que deixem as vaidades de lado, não deixem as diferenças serem maiores do que os objetivos em defesa do revendedor de combustível. Precisamos, neste momento, da união de todos.
Que Deus nos proteja.

Fonte: Sindicombustíveis PE – adaptação


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis