Quando analisamos o mercado de franquias de posto de gasolina no Brasil, nos deparamos com um número cada vez maior de postos.
No estado de São Paulo, esse número é equivalente a 8.353. Então, mesmo com o valor do investimento, esse modelo de negócio apresenta vantagens.
Confira os requisitos para abrir uma franquia de posto de gasolina, quais são as vantagens e desvantagens, quando vale a pena investir.
Navegue para entender mais sobre franquia de posto de gasolina:
- O que é necessário para abrir uma franquia de posto de gasolina?
- Quais as vantagens da franquia de posto de gasolina?
- Quais as desvantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina?
- Postos bandeira branca: uma alternativa ao sistema de franquias
- Dúvidas frequentes
O que é necessário para abrir uma franquia de posto de gasolina?
Antes de mais nada você precisa considerar fatores relacionados ao seu negócio, como:
Estrutura do local
A primeira delas é sobre a localização, já que é necessário ter um espaço mínimo para suprir as necessidades do seu estabelecimento.
Mais do que isso, é importante considerar a estrutura que um posto de combustíveis demanda. Lembre-se que o combustível é bombeado por meio dos reservatórios que ficam abaixo do chão. Dessa forma, a preparação do terreno é tão fundamental quanto a parte externa (teto, sistema hidráulico e escoamento).
Trâmites legais
Além da estrutura, para abrir uma franquia de posto de gasolina, você deve se preocupar com os trâmites legais que envolvem esse modelo de negócio. Toda marca de franquia cobra uma taxa a partir da assinatura do contrato, estabelecendo um valor que leva em consideração uma série de direitos comerciais.
Equipe de funcionários
Também é preciso considerar a efetivação de um quadro de funcionários com frentistas, supervisores e gerente. Esses profissionais devem ser especializados para atender aos clientes da melhor forma possível. Uma dica para melhorar sua performance de vendas é treinar sua equipe constantemente.
Investimento
Como você pode imaginar depois de tudo que mencionamos, o investimento para abrir uma franquia de posto de gasolina não será baixo. Para se ter uma ideia, só a estrutura vai necessitar de um investimento elevado para colocar reservatórios abaixo do chão e cumprir muitas outras exigências.
Todos os gastos com os trâmites legais e a equipe de funcionários também devem ser considerados e incluídos no seu planejamento inicial.
Quais as vantagens da franquia de posto de gasolina?
Antes de concretizar o investimento, é fundamental ponderar os benefícios. Por isso, confira as vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina:
Demanda
A demanda por combustíveis é alta, pois se trata de produtos consumidos a todo instante pelos cidadãos.
De acordo com um estudo da Agência Autoinforme, a população brasileira consome, em média, mil reais para manter um veículo. Desse total, 30% são para abastecimento, o que revela um gasto significativo com combustíveis e o impacto positivo nos resultados do seu posto.
Bom movimento
Como explicamos antes, a localização do seu estabelecimento é um ponto que deve ser considerado ainda nas fases iniciais de planejamento. O local ideal não deve apenas suprir as necessidades de infraestrutura do seu negócio, mas também estar bem localizado geograficamente.
Se você procurar uma região de grande circulação, a sua franquia de posto de gasolina terá a vantagem de contar com boa movimentação de motoristas a qualquer hora do dia. Vale ressaltar que os horários de pico são de manhã e à noite, quando as pessoas estão saindo e voltando às casas.
Suporte e treinamento a disposição dos franqueados
Outra vantagem para os revendedores é a oportunidade de receber suporte e treinamento das marcas. Essas ações têm grande impacto, principalmente, quando se trata de empresários que estão iniciando na revenda de combustíveis.
Dessa forma, os franqueados conhecem a marca, seus valores, tipos de serviços, informações sobre a clientela e ainda recebem orientações relevantes para organizar as questões administrativas do negócio.
Combustíveis de qualidade
Se você optar por abrir uma franquia de posto de gasolina terá produtos de qualidade, pois as grandes marcas se preocupam com a origem dos seus produtos, realizam pesquisas, testes etc.
E não é novidade que a procedência dos produtos interfere diretamente na fidelização do seu público, certo? Por esse motivo, o ideal é sempre buscar o que há de mais eficiente, em conformidade com as leis ambientais.
Quais as desvantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina?
Agora que já falamos sobre as vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina, precisamos falar sobre alguns pontos negativos.
A verdade é que apenas uma situação pode apresentar alguma desvantagem para o seu Posto, o contrato de exclusividade.
O contrato deixa o franqueado com algumas limitações no que diz respeito à estipulação de preços e à migração. Além disso, se você não quiser renovar o contrato com a franqueadora, mas tiver vontade de continuar no ramo, terá que esperar alguns anos para abrir outro empreendimento.
Postos de marca própria: uma alternativa ao sistema de franquias
Além de uma franquia, é possível ter a sua própria marca e comprar os combustíveis diretamente das refinarias. Estamos falando de um estabelecimento que não é filiado a marcas como Shell, Esso, Petrobrás, Ipiranga e Ale – as principais distribuidoras de combustíveis do país. Nesses casos, o posto é chamado de marca própria (ou bandeira branca), pois a revenda é feita de forma independente.
Como o revendedor negocia direto com a refinaria, alguns motoristas dão preferência aos postos bandeirados. Se você optar pelo de marca própria, terá mais autonomia para tomar decisões a respeito do seu negócio, por exemplo, como fazer a negociação dos combustíveis e quais equipamentos adquirir. Por isso, essa é uma alternativa para investir na abertura do seu estabelecimento com mais eficiência, já que é possível investir em ferramentas de gestão e fidelização que são muito importantes para aumentar as vendas no seu Posto.
Como o ClubPetro pode ajudar o seu posto de gasolina?
Para abrir um negócio de posto de gasolina, é importante ponderar os prós e contras envolvendo o financeiro, estrutura, regras e a dependência ou independência comercial que você busca.
Caso opte por abrir um posto de bandeira branca, você pode contar com o ClubPetro para oferecer um programa de fidelidade que pode ser inteiramente personalizado com a marca do seu Posto. Além de uma ferramenta de gestão para melhorar o desempenho dos seus funcionários, te ajuda a atrair cada vez mais clientes.
Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para saber mais!
Dúvidas frequentes sobre franquias de posto de gasolina
O que é importante considerar antes de abrir uma franquia de posto de gasolina?
Antes de abrir uma franquia de posto de gasolina é importante considerar fatores relacionados ao investimento de tempo e financeiro, como:
- Encontrar um local com estrutura adequada;
- Resolver trâmites legais;
- Contratar equipe de funcionários;
- Achar uma marca de posto de gasolina com um custo-benefício viável aos seus planos.
Quais são as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina?
As vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina são:
- A demanda constante pelo produto;
- Movimentação de clientes;
- Suporte e treinamento oferecidos pela marca;
- Garantia de combustível de qualidade.
Já a desvantagem está relacionada ao contrato de exclusividade com o franqueado que impõe diversas limitações ao estabelecimento.
Qual a diferença entre uma franquia de posto de gasolina e um posto de bandeira branca?
Diferentemente da limitação e controle impostos pelas marcas às franquias de postos de gasolina, um posto de bandeira branca é um empreendimento independente no qual é possível tomar todas as decisões e ter total controle.