Cálculo de combustível: gasolina
Gestão, Na Estrada, Combustíveis

Cálculo de Combustível: como calcular o consumo da sua frota?

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 22/03/2022, atualizado em 29/03/2022

O cálculo de combustível é fundamental para as transportadoras e empresas de logística. Afinal, saber como calcular quanto as frotas vão gastar em um determinado percurso vai te ajudar a economizar. Como a gente sabe que a preocupação com o gasto de combustível é uma realidade, especialmente agora, com o aumento frequente dos preços, vamos explicar algumas variáveis que você deve levar em consideração para fazer seus cálculos.

Neste artigo, vamos explicar por que é importante fazer o cálculo de combustível, como fazer essa conta e o que faz um veículo gastar mais. Aproveite!

Qual a razão por trás do aumento nos preços de combustível?

Antes de tirarmos suas dúvidas sobre o cálculo de combustível, vamos falar um pouco sobre a constante alta nos preços. Essa situação ficou tão preocupante nos últimos meses que, hoje em dia, todos os brasileiros procuram meios de economizar quando vão abastecer seus veículos.

Quando a Petrobrás anuncia um novo ajuste, a fim de repassar o aumento no preço do barril de petróleo, o custo fica maior para o consumidor final. Isso também acontece por conta dos tributos e dos valores que são cobrados pelas distribuidoras. Agora, você já pode imaginar por que é importante fazer o cálculo de combustível, certo? Mas vamos explicar melhor essa questão. Siga a leitura!

Por que é importante fazer o cálculo de combustível?

Mais do que nunca, as despesas com combustível estão assumindo protagonismo no orçamento mensal da população. Com os altos preços da gasolina e do etanol, que são os dois combustíveis mais populares, os condutores precisam saber quantos quilômetros faz um litro de gasolina, por exemplo

Essas informações nos ajudam a mensurar quantos litros de combustível serão necessários para fazer uma determinada viagem. Além disso, é possível ter mais noção sobre o preço dos combustíveis, a média de consumo por veículo e o impacto dos ajustes no bolso dos consumidores

Assim sendo, você pode escolher a forma mais econômica para realizar suas viagens e descobrir se os veículos da sua frota precisam de manutenção. Normalmente, é necessário fazer uma manutenção quando o consumo de combustível aumenta muito de repente. Por outro lado, se o aumento for pontual, isso pode indicar que o combustível do posto no qual você abasteceu seu automóvel está adulterado. 

Para evitar maiores problemas, como a queima do tanque, basta levar suas frotas para abastecer em outro local. Quanto ao consumo exagerado de combustível e a necessidade de levar seu veículo ao mecânico, o Inmetro disponibiliza uma tabela por meio da qual é possível verificar se o consumo de combustível está dentro da média.

Como fazer o cálculo de combustível?

O cálculo de combustível não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, antes de calcular os custos por quilômetro rodado, precisamos calcular quantos quilômetros são rodados por litro. É muito simples!

Para chegar ao primeiro resultado que buscamos, você só precisa dividir o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros necessária para deixar o tanque do seu veículo cheio. Para descobrir isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Encher o tanque do seu veículo.
  2. Zerar o marcador de quilometragem do veículo.
  3. Encher novamente o tanque do veículo.
  4. Observar qual foi a quilometragem rodada com o tanque anterior.
  5. Dividir a quilometragem rodada pela quantidade de litros necessária para encher o tanque. 

Dessa forma, se você constatar que rodou 517 quilômetros e colocar 42 litros no reabastecimento, o cálculo de combustível é 517/42, o que dá uma média de 12 quilômetros por litro. Mas, e o valor gasto por quilômetro rodado? Esse cálculo também é muito simples! 

Para chegar ao nosso segundo resultado, é necessário dividir o valor médio do litro de combustível pelo consumo médio do carro. Vamos supor que a gasolina custe R$5,70, certo? Se o consumo médio do carro é 12 quilômetros por litro, como observamos acima, então a conta é 5,70/12, o que dá uma média de R$0,43 por quilômetro.

Vale ressaltar que alguns aspectos devem ser considerados ao fazer o cálculo de combustível. São eles: tipo de terreno no qual vai dirigir (estrada de terra, cidade, rodovia etc) e a velocidade que o condutor atinge na direção.

Saiba o que faz o veículo consumir mais combustível

Sim, existem alguns veículos que consomem mais combustível do que outros. No entanto, algumas vezes, o consumo está acima do normal. Por isso, você deve prestar atenção às seguintes variáveis que podem aumentar o consumo de combustível do seu veículo:

Pneus mal calibrados

Quando os pneus estão mal calibrados, eles rolam com mais dificuldade e exigem mais combustível. Para evitar dor de cabeça, a recomendação é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias e estejam bem alinhados e com balanceamento adequado. 

Uso excessivo do ar condicionado

A gente sabe que o ar condicionado é a melhor solução quando o dia está muito quente. Contudo, esse uso deve ser moderado, pois também aumenta o consumo de combustível, já que o ar condicionado necessita do motor para funcionar.

Falta de manutenção

Já mencionamos aqui que, quando o consumo de combustível aumenta de repente, é preciso fazer uma manutenção no veículo. A troca de algumas peças, como velas, filtro de combustível e escapamento, é necessária para o consumo de combustível ficar alinhado com o padrão.

3 formas de fazer o cálculo de combustível

Para fazer o cálculo de combustível das suas frotas, separamos 3 opções. Confira:

  1. Cálculo manual: basta fazer a checagem do marcador de combustível e do odômetro parcial.
  2. Cálculo feito pelo próprio veículo: o veículo faz o cálculo com base nas informações dos últimos 30 dias e mostra o resultado no painel do veículo.
  3. Cálculo feito por sites na internet: algumas ferramentas, como a Qualp, te ajudam a fazer o cálculo de combustível de uma forma mais simples ainda. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre cálculo de combustível, continue navegando pelo nosso blog para encontrar mais informações sobre o mercado de venda e revenda de combustível. E fale com um dos nossos especialistas para conhecer as soluções tecnológicas do ClubPetro!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis