Marketing

Como o material gráfico pode ajudar na atração de clientes para o seu Posto

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 27/04/2021, atualizado em 27/04/2021

Atrair um motorista para o seu Posto de Combustíveis exige um cuidado especial com a aparência do seu ponto de venda e com a comunicação visual, que deve ser convidativa. Pensar em como atrair o cliente da via para dentro do seu Posto é fundamental e algumas peças gráficas, como as faixas, podem ajudar nessa atração.

Veja algumas sugestões para conseguir atrair mais clientes para o seu Posto:

Peças gráficas para Pista

Faixa de Posto

Como o seu possível cliente está em movimento, o ideal é pensarmos em peças de grandes formatos para chamar a atenção do motorista. A faixa de Posto é uma grande coringa nessa comunicação. Ela deve ser muito objetiva, transmitindo a sua mensagem de maneira clara e curta, pois o seu cliente está em movimento e não conseguirá ler muita informação.

Wind Banner

Outra opção que vem crescendo a cada dia é o Wind Banner. Essa peça é um suporte com bandeiras impressas, que pode ser alocada ao longo do seu ponto de venda, direcionando a entrada do seu Posto. Vale a pena pensar em uma série de Wind Banners, como se estivesse desmembrando todos os benefícios que o cliente terá em seu Posto e encaminhando direto para a entrada.

O investimento inicial nesse tipo de peça pode ser um pouco mais alto, devido a compra da estrutura física do wind banner, mas é uma peça com um custo baixo de reposição, pois você trocará somente a bandeira no Wind Banner.

Depois de conseguir atrair o cliente para dentro do Posto, é hora de pensar em outras estratégias para surpreender e conhecer mais sobre suas ações.

Topos de bomba

Se o seu Posto tem um Programa de Fidelidade Próprio, você pode usar topos de bomba para comunicar as vantagens de fazer parte do seu programa. É uma peça gráfica muito importante, pois está localizada acima da bomba, onde o motorista estaciona para abastecer. Nesta peça, você pode adicionar mais informações para explicar melhor a promoção, pensando que o cliente vai estar parado e poderá ler com mais atenção.

Coletes

O colete do frentista também é uma peça importante na comunicação. Como ele aborda diretamente o cliente, estar “vestido” com a campanha reforça a abordagem e o convite para ingressar no Programa de Fidelidade ou participar de alguma promoção.

Vale ressaltar que as peças gráficas devem conversar e se complementar. Então, se a campanha é sobre o Programa de Fidelidade, todas as peças devem comunicar sobre o Programa.

Cartão Fidelidade

O Cartão Fidelidade ou a Etiqueta Fidelidade são peças muito importantes para o seu Programa de Fidelidade. São elas que garantem a sensação de pertencimento do seu cliente ao seu Programa de Fidelidade, então capriche no design. Lembre-se que estas peças devem conter informações importantes como o número do cliente, QR Code para baixar o Aplicativo ClubPetro Fidelidade, o endereço do seu Posto, suas redes sociais e um contato direto para que o cliente possa tirar suas dúvidas e entrar em contato caso haja algum problema.

Catálogo de Prêmios

Outro material muito importante é o Catálogo de Prêmios ou Panfleto Promocional. Essas peças tem uma função muito específica: serem levadas com o cliente. São peças de comunicação fora do Posto, onde você pode reforçar tudo que o seu cliente viu e ouviu.

No catálogo, adicione alguns prêmios que garantam o interesse do cliente. Prêmios com pontuações menores para trocas mais rápidas, alguns prêmios ou descontos funcionais com pontuação média e alguns que façam os olhos do cliente brilharem. Além disso, adicione informações sobre as suas redes sociais para garantir uma comunicação direta. Coloque também o QR Code para baixar o Aplicativo de Fidelidade, onde seu cliente pode ver mais opções de prêmios, acompanhar o histórico de compras e resgates, ver o saldo de pontos e resgatar direto no app.

Peças gráficas para “fora da Pista”

Pensando na comunicação “fora da Pista”, você pode adicionar adesivos e banners em pontos estratégicos para reforçar suas campanhas. Se em seu Posto tiver um centro de serviços, é importante que a comunicação esteja presente em todos os pontos.

Móbiles e adesivos

Em conveniências, restaurantes e lanchonetes, algumas peças menores são muito eficientes. Você pode adicionar móbiles, que são peças gráficas alocadas no teto, com informações da campanha. Nos balcões você pode trabalhar com adesivos e wobblers para reforçar a comunicação. Os wobblers são peças em PVC que ocupam pouco espaço e podem estar em pontos estratégicos para estimular a troca de pontos, se afixado no caixa, ou para ampliar a presença do seu Programa de Fidelidade nos pontos de venda dos seu Parceiros, onde você pode colocar chamadas como “Aqui tem”. Também pode trabalhar adesivos nos porta-guardanapos ou displays de mesa com a mesma ideia dos wobblers e móbiles.

Todas as peças gráficas devem estimular sempre o cliente a participar das suas ações, seja ela para ingressar no seu Programa de Fidelidade, trocar pontos por prêmios ou participar de alguma promoção. Quanto mais valor o cliente perceber que ele terá com o seu Programa de Fidelidade ou promoção, mais ele vai querer participar.

Brindes

Brindes personalizados também são uma opção para gerar a fidelização com o seu Posto. Vale lembrar o ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”, então os brindes podem ser um bom caminho.

Investir em brindes úteis e de boa qualidade vão fazer o cliente carregar a marca do seu Posto por onde eles estiverem, além de fazer marketing boca a boca, gerando interesse de outras pessoas para conhecer o seu Posto. 

Dica: mude sempre!

O material de marketing do seu Posto deve estar sempre atualizado. Ficar com a mesma faixa por muito tempo não é uma boa ideia, pois a sua campanha vai se tornar conhecida e deixará de atrair motoristas, pois o material se tornará parte do seu Ponto de Venda e deixará de ser um destaque.

Pense em fazer campanhas para variar a comunicação em seu Posto, principalmente para as peças dentro da Pista. Promoções, campanhas solidárias, novidades ou qualquer outra ação devem ser comunicadas e quando você trabalha o material gráfico, o seu posto muda um detalhe e você vai conseguir atrair o olhar e a curiosidade do motorista, pois o Posto estará em constante mudança, sempre trazendo o melhor para o seu cliente.

Todo o material gráfico do Posto é pensado para causar um impacto visual com uma finalidade específica. Quanto mais a sua marca e suas vantagens forem vistas, mais vezes o seu Posto será lembrado. Quanto mais você promover o estímulo ao resgate de prêmios que sejam relevantes para os seus clientes, mais ele vai pontuar para poder resgatar tal benefício.

A realização de campanhas traz movimento à sua empresa, mostrando para o seu cliente o quanto ele é importante e seu Posto fará parte da vida dele cada vez mais.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para acompanhar as novidades!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis