clientes em Postos
Fidelização

Prêmios podem ajudar na atração de clientes em Postos

Artigo escrito por Marina Caetano
Por Marina Caetano
Criado em 10/10/2017, atualizado em 27/03/2020

A grande concorrência e o alto nível de exigência dos clientes fazem com que revendedores apostem na criatividade para aumentar as vendas. De que maneira isso pode ser feito? Veja neste post como os prêmios podem ajudar na atração de clientes em seu posto.

Essa ação deve ser realizada com muito planejamento e uma análise exata do comportamento dos clientes. Afinal, as promoções devem proporcionar benefícios tanto para o consumidor quanto para o revendedor. Isso porque é fundamental manter a saúde financeira do negócio e, ao mesmo tempo, expandir a carteira de clientes.

Veja as modalidades de prêmios a serem oferecidas

Os prêmios consistem em benefícios que são oferecidos aos clientes fiéis.

Datas especiais

Para conquistar um cliente, vale a pena investir no lado emocional. Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 5%, caso ele compre, no mínimo, R$ 100 no seu estabelecimento, na semana do aniversário, por exemplo. Ou oferecer uma ducha especial.

Mas para agradar a todos é possível também fazer uma promoção no dia do aniversário do posto. Pode ser um desconto a todos que consumirem um determinado valor em combustível ou em outros produtos.

Cliente amigo

Não é segredo para ninguém que a propaganda boca a boca tem um grande potencial. Quer encontrar uma maneira de fazer esse tipo de publicidade ser ainda mais forte? Então, é melhor não perder tempo e oferecer aos clientes um bônus ao indicar um amigo para abastecer. A cada pessoa indicada, o cliente pode adquirir uma mercadoria por preço mais em conta ou ganhar uma ducha no veículo. Assim, você aumenta a visibilidade do seu negócio e fortalece a marca.

Promoções

Com a intenção de expandir o potencial de vendas do seu posto de combustível, é interessante investir nas promoções. Essa medida vai contribuir para o cliente manter o veículo em um bom estado de conservação — além de levá-lo sempre de volta ao seu posto.

Dias festivos

Em um feriado, as vendas nem sempre apresentam um desempenho interessante. Uma maneira de reverter esse quadro é por meio delas novamente: as promoções. O ideal é adotar essa iniciativa com uma boa divulgação, contando com a colaboração dos frentistas e aproveitando o potencial das redes sociais e campanhas de SMS.

Programa de fidelidade

Qualquer cliente merece ser tratado com muito carinho. Contudo, é necessário dar muito valor aos que são fiéis.

Por isso, nada mais justo do que adotar um programa próprio de fidelidade. Você pode oferecer um desconto especial em qualquer item, caso o cliente abasteça combustível no seu posto 10 vezes durante dois meses, por exemplo.

É importante que o programa tenha um regulamento bem claro e acessível a todos. Também é recomendado deixar um canal de comunicação para eventuais dúvidas. Um aplicativo do programa é uma boa ideia.

Parcerias

Diversificar as promoções é uma ação que ajuda a atrair clientes. Você pode fazer uma parceria com um ou mais restaurantes, por exemplo. Nesse caso, é possível proporcionar um desconto em um prato em um dia da semana, caso invistam uma quantia previamente estipulada no seu posto.

Também é possível fazer parcerias com outros estabelecimentos, como cinemas e oficinas mecânicas. À medida que você tem atividades que geram benefícios relevantes aos clientes, maiores são as possibilidades de cativá-los.

Sorteios

É bom pensar na possibilidade de fazer sorteios com prêmios que atraiam os clientes. Por exemplo: ofereça uma diária gratuita em um hotel para aqueles que abasteceram no seu posto, pelo menos, três vezes em um período de 20 dias.

É recomendado que essa promoção seja bem divulgada, informando as regras, a data do sorteio e também o vencedor. Agindo com transparência e bom senso, você conquista uma maior credibilidade, o que ajuda a aumentar as vendas.

Saiba como oferecer prêmios

Para as promoções terem um bom resultado, adote alguns procedimentos, como:

  • Identificar os produtos mais comprados pelos clientes.
  • Promover ações em que os consumidores trocam alguns itens por pontos em programas de fidelidade.
  • Oraticar valores adequados para os produtos em promoção, com o objetivo de evitar prejuízo.
  • Fazer uma boa divulgação das promoções, fornecendo dados sobre a iniciativa em redes sociais, por exemplo.

Contudo, não adianta fazer promoções e contar com uma estratégia adequada, caso o atendimento não esteja no patamar esperado pelos clientes. Imagine o frentista falando das vantagens que estão sendo proporcionadas com má vontade?

Sem dúvida, o cliente não vai se sentir estimulado a participar. Por isso, é essencial investir no treinamento da equipe e recompensar, se possível.

Por fim, lembre-se: a criatividade, o bom senso e a cortesia devem fazer parte da rotina do seu posto. Afinal, tudo isso deve integrar as ações feitas para atrair e manter os clientes.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis