Distribuidor de combustível: imagem de um carro sendo abastecido
Revendedor, Fidelização, Finanças em Postos de Combustíveis

Distribuidor de combustível: qual seu papel e quem pode comprar diretamente dele

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 23/02/2022, atualizado em 16/03/2022

O revendedor e o distribuidor de combustível ocupam um papel central no mercado de derivados do petróleo, mas cada um exerce uma função específica. Eles têm responsabilidades distintas e seguem exigências legais igualmente distintas, porém todas as legislações sobre a venda de combustível são regulamentadas por leis federais e pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Neste artigo, vamos falar sobre o distribuidor de combustível, qual seu papel e muito mais. Continue lendo!

Qual o papel do distribuidor de combustível?

Com o uso de caminhões-tanque, o distribuidor de combustível faz a distribuição do produto entre os postos de uma determinada região. Ele recebe o combustível das refinarias ou postos de distribuição e faz o transporte até os postos, onde é realizada a venda para o consumidor final. Essa atividade é normalizada pelas resoluções 42/2011 e 58/2014, da ANP.

A resolução 42/2011 diz respeito à concessão de autorização para abertura e funcionamento de armazenamento de combustível. Ela trata dos requisitos necessários para você construir, operar e instalar esse tipo de negócio e não ter problemas com alguma irregularidade.

Já a resolução 58/2014 determina que o distribuidor de combustível precisa ter um capital inicial de R$4.500.000,00, além dos documentos que são exigidos pela ANP para o candidato a distribuidor atuar como tal. Entre esses documentos, estão: qualificação jurídica; regularidade fiscal; detalhes de fluxos logísticos de suprimento, transporte e armazenamento; e projeto de instalação de armazenamento e distribuição de combustíveis líquidos.

E o revendedor de combustível?

Já o revendedor de combustível é a pessoa jurídica que recebe o produto do distribuidor e tem contato direto com o consumidor final. Em outras palavras, o revendedor atua no mercado de distribuição e venda com a comercialização que é feita direto para o motorista que vai abastecer o seu automóvel.

Como escolher o melhor distribuidor de combustível?

Para não colocar em risco a vida útil dos veículos abastecidos no seu Posto e a reputação do seu negócio, vamos dar algumas dicas sobre como escolher o melhor distribuidor de combustível. Confira:

Busque recomendações

Nossa primeira dica para escolher um distribuidor de combustível é buscar recomendações para encontrar os melhores fornecedores. Você pode fazer isso conversando com revendedores que já comprovaram a qualidade dos produtos ofertados e/ou fazendo pesquisas na internet.

Para ter noção da qualidade do combustível encontrado nos postos de gasolina, é só baixar aplicativos que fazem esse controle. Dessa forma, você terá um direcionamento sobre quais fornecedores contratar, com base na avaliação de cada um. Além disso, a própria ANP pode servir como fonte de informação.

Realize testes antes de fechar negócio

Mais do que buscar recomendações, é necessário realizar testes antes de fechar negócio com algum distribuidor de combustível. Afinal, essa é a melhor forma de saber se o combustível realmente tem uma boa qualidade. Mas, como realizar esses testes de forma eficiente?

Basta criar questionários com alguns aspectos a serem avaliados e que vão receber um determinado grau de importância. Alguns, certamente, serão mais relevantes do que outros na sua avaliação. Portanto, você vai ter uma base para decidir qual distribuidor de combustível corresponde melhor às suas necessidades. 

Veja o que deve ser considerado nessa avaliação:

  • tempo de experiência no mercado de distribuição e venda de combustível;
  • certificados oficiais de qualidade do combustível;
  • uso de tecnologia para manusear e transportar adequadamente o combustível;
  • histórico positivo junto aos órgãos regulamentadores, como a ANP.

Além do questionário, é importante realizar alguns testes quando o combustível chegar ao seu Posto, como a verificação do lacre de segurança da carga. 

Saiba tomar as medidas corretas em casos de irregularidade

Como explicamos, há leis que regulamentam a atuação do distribuidor de combustível, que são essenciais para constatar alguma irregularidade em relação ao serviço prestado pelo distribuidor. Nesse sentido, é necessário fazer um controle rigoroso das notas fiscais emitidas ao adquirir o combustível, pois elas são fundamentais para casos de denúncia. 

Se você constatar alguma irregularidade por parte do distribuidor, o primeiro passo é conversar com ele sobre o ocorrido para entender o que houve. Se o problema não for resolvido, é recomendável encerrar o contrato, a fim de não comprometer a qualidade do seu combustível e, por conseguinte, colocar o atendimento do seu Posto em risco. 

Além de perder a credibilidade com os seus clientes, ao vender combustível adulterado, você corre o risco de ser penalizado. Por esse motivo, é importante fazer testes a cada mês para verificar se a qualidade do combustível se mantém a mesma e, assim, não prejudicar o seu negócio. 

A gente sabe que não é fácil encontrar um distribuidor de combustível realmente confiável, mas com todas essas dicas o desafio é menor. Portanto, não deixe de colocá-las em prática e garanta a melhor performance de vendas possível no seu Posto! Por falar em performance de vendas, saiba que uma solução para melhorar seus esforços é contratar soluções tecnológicas, como os aplicativos de fidelização e gestão de metas do ClubPetro.

Agora que já explicamos o papel do distribuidor de combustível e como encontrar o melhor para o seu negócio, continue navegando pelo nosso blog! Nós temos vários conteúdos relevantes sobre o mercado da revenda que vão te ajudar a alavancar seu negócio. E, claro, fale com um dos nossos especialistas sobre as nossas soluções tecnológicas para revendedores de combustível!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis