Equipamentos para posto de combustível
Fidelização, Marketing, Gestão

Equipamentos para posto de combustível: quais os mais importantes e quando adquirir

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 22/12/2021, atualizado em 30/12/2021

Se você deseja atrair cada vez mais clientes e atendê-los com o maior conforto possível, é necessário investir em alguns equipamentos para posto de combustível. Alguns deles são obrigatórios para o funcionamento das operações, enquanto outros apenas complementam os serviços do estabelecimento.

Como a gente sabe que escolher corretamente esses itens é essencial para o funcionamento do seu Posto, vamos mostrar todos os equipamentos indispensáveis. Além de equipamentos que vão garantir mais comodidade e praticidade aos clientes na rotina do seu negócio. Continue lendo e descubra o que precisa investir para manter um posto de combustível!

Qual a importância dos equipamentos corretos?

Há alguns equipamentos que são indispensáveis para abrir um posto de combustível e outros que são indicados. Além de optar por alguma bandeira ou pela autonomia na revenda e cuidar de inúmeros processos, é importante se preocupar em oferecer a melhor experiência aos clientes. 

Isso significa que você deve acompanhar as tendências do mercado para investir em tudo o que há de melhor na revenda de combustível. Nesse sentido, em vez de oferecer apenas o necessário, vale a pena ter um leque maior de serviços para melhorar a rotina do seu estabelecimento e fidelizar clientes.

5 equipamentos para posto de combustível que não podem faltar

A seguir, vamos listar 5 equipamentos para posto de combustível que são indispensáveis para o seu negócio. Confira:

1. Tanque ecológico de parede dupla

O primeiro item da nossa lista de equipamentos indispensáveis é o tanque ecológico de parede dupla. Trata-se de um reservatório para armazenamento de combustível e oferece mais segurança em casos de vazamento por ter duas camadas de revestimento. 

São dois tanques, um dentro do outro. O tanque interno é de aço-carbono, e o externo é desenvolvido com fibra de vidro reforçada. Essa segunda camada serve exclusivamente para conter eventuais vazamentos, pois a fibra de vidro reforçada é ideal para suportar combustíveis.

2. Válvula de retenção

Mais um entre os equipamentos para posto de combustível, a válvula de retenção também serve para conter eventuais vazamentos. Quando há rompimentos na tubulação entre o tanque e a bomba, ela faz com que o combustível volte para o tanque. Assim, evita-se que o produto contamine o solo. 

3. Descarga selada

Um dispositivo indispensável no que diz respeito à prevenção da contaminação de combustível é a descarga selada, que evita a entrada de substâncias indesejadas no tanque. Ela é instalada na parte superior do tanque de armazenamento e também proporciona a descarga segura do caminhão que leva o combustível. 

4. Câmaras de contenção

Além dos equipamentos para posto de combustível que já mencionamos, é necessário investir nas câmaras de contenção: as de descarga e as que ficam sob as bombas. Essas duas câmaras servem para conter eventuais vazamentos durante a descarga do caminhão e o abastecimento dos veículos. 

5. Sistema de monitoramento

O último item indispensável da nossa lista de equipamentos para posto de combustível é o sistema de monitoramento. Ele é instalado na boca de visita dos tanques, evitando possíveis vazamentos de combustível e, consequentemente, a contaminação do meio ambiente. 

5 equipamentos para posto de combustível

A seguir, vamos destacar 5 serviços que não são essenciais, mas também ajudam a atrair e fidelizar os clientes. Confira:

1. Calibrador de pneus

O primeiro item da nossa lista de itens que oferecem aquele “algo a mais” é o calibrador de pneus. Ao investir nesse serviço, você terá um diferencial no seu Posto, já que os motoristas tendem a esquecer de calibrar os pneus do carro, o que pode ser resolvido pela sua equipe. Dessa forma, é possível demonstrar cuidado e aumentar a fidelização de clientes no seu estabelecimento. 

2. Medidor de tanque

Em um mundo cada vez mais transformado pelo digital, é importante adotar soluções tecnológicas para melhorar sua performance. O medidor de tanque é um equipamento que automatiza processos por meio da tecnologia, fazendo o controle diário do volume de combustível no tanque. 

Com esse dispositivo, é possível:

  • checar a altura do combustível no tanque; 
  • acompanhar e aferir a temperatura; 
  • monitorar a quantidade de vendas em um período determinado.

3. Caixas separadoras

Além do calibrador de pneus e do medidor de tanque, as caixas separadoras estão entre os equipamentos para posto de combustível. Elas evitam que os combustíveis entrem na rede pluvial e, também, a contaminação do solo.

4. Aspirador

Uma dica para oferecer mais comodidade aos seus clientes é utilizar um aspirador que funcione na modalidade self-service. Isso significa que o cliente terá a chance de realizar a aspiração do próprio carro, ganhando mais autonomia, enquanto os seus colaboradores se ocupam de outras atividades.

5. Concentrador de bombas

Mais um recurso que serve para automatizar as suas atividades, o concentrador de bombas interliga as bombas de abastecimento e o software utilizado no seu estabelecimento. Dessa forma, esse dispositivo envia e recebe informações que são coletadas e integradas ao seu sistema de gestão.

Algumas dessas informações são:

  • quantidade de litros que o cliente abasteceu; 
  • valor que deve ser pago pelo cliente após o abastecimento;
  • leitura de totalizadores da bomba.

Essa tecnologia deixa a rotina do estabelecimento mais confiável e ajuda a controlar as vendas dos frentistas. Por falar nisso, o ClubPetro possui uma ferramenta online para gestão de metas que, se implementado no seu Posto, vai te ajudar a engajar os seus colaboradores por meio de metas baseadas em indicadores. 

Além disso, você pode contar com a nossa ferramenta de fidelização, a fim de oferecer prêmios e vantagens aos seus clientes, incentivando que eles retornem ao seu estabelecimento. 

Se você gostou do nosso artigo sobre equipamentos para posto de combustível e quer saber mais sobre essas duas ferramentas que mencionamos, fale com um dos nossos especialistas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis