imagem de um carro popular de cor cinza ao lado de uma bomba de combustíveis em um posto de gasolina
Revendedor, Finanças em Postos de Combustíveis, Postos de Combustíveis

4 dicas para aumentar o seu lucro no posto de gasolina

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 13/01/2023, atualizado em 13/01/2023

De tempos em tempos, os donos de qualquer tipo de comércio questionam quais medidas devem ser tomadas para aumentar o lucro dos seus negócios, e não é diferente para os proprietários de postos de gasolina.

Em um primeiro momento, a solução que costuma vir à mente com grande frequência é reduzir as despesas e aumentar o preço dos produtos oferecidos.

No entanto, essa opção pode não ser a mais adequada para o mercado dos postos de gasolina que já vivenciam um cenário de alta concorrência, dos impactos na variação de preço da gasolina e do etanol e a necessidade de ter um quadro relativamente grande de funcionários.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as quatro principais dicas para aumentar o seu lucro no posto de gasolina. Para conferir, basta continuar a leitura!

Navegue e saiba mais sobre como aumentar o seu lucro nos postos:

É preciso vender mais caro para aumentar o lucro?

Não necessariamente. A lucratividade é medida ao se comparar o lucro líquido com a receita bruta do negócio, considerando os gastos da empresa. Portanto, para que o lucro seja positivo neste caso, além de aumentar os preços, seria necessário reduzir os gastos.

Para os postos de gasolina essa opção pode não ser a mais adequada, pois, diminuir as despesas afeta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos.

Além disso, aumentar o preço de um produto, com uma concorrência tão significativa como nos combustíveis, pode fazer com que os clientes deixem de frequentar o seu posto e passem a abastecer em um concorrente.

Ao perder clientes fiéis, geram-se novas despesas, visto que atrair novos clientes é mais caro do que manter os atuais. Com isso, o posto teria que investir em ações de marketing para conquistar novos consumidores, por exemplo, reduzindo cada vez mais a probabilidade de um cálculo de lucratividade com resultado positivo.

Lucro além do combustível

Para aumentar a lucratividade do seu posto de gasolina, é preciso enxergar o lucro além dos combustíveis. Isso porque, apesar de grande parte do rendimento vir da venda de gasolina, etanol, diesel, gás natural, entre outros, a venda de outros produtos pode aumentar não só a sua margem de retorno como também a competitividade perante a concorrência.

Uma grande vantagem dos postos de gasolina são as diferentes alternativas de produtos e serviços para oferecer além dos combustíveis, entre elas podemos citar:

  • Produtos automotivos: oferecer um portfólio de produtos como acessórios e equipamentos é uma maneira de fidelizar os clientes;
  • Lavagem de automóveis: outra maneira de fidelizar os clientes é através da implementação de um lava-jato, isso porque, esse é um serviço que apresenta inúmeras vantagens para os consumidores como a praticidade, a redução de gastos com produtos e a economia de tempo;
  • Troca de óleo: uma maneira de se destacar diante da concorrência, a troca de óleo é um serviço que deve ser realizado após grandes quilometragens e oferece maior margem de lucro do que os combustíveis. Portanto, aumenta a lucratividade do negócio em conjunto com a satisfação e a preferência do cliente;
  • Loja de conveniência: ter uma loja de conveniência é outra maneira de fidelizar clientes, aumentando o lucro, o fluxo de pessoas e destacando o posto perante a concorrência.

4 dicas para aumentar o seu lucro no posto de gasolina

Como vimos, reduzir as despesas e ampliar o preço dos produtos não é a melhor maneira de aumentar o lucro no posto de gasolina. Por isso, separamos a seguir quatro dicas para expandir as suas opções:

Invista em programas de fidelidade

Fidelizar os clientes é fundamental para a lucratividade de um posto de combustíveis. Com os programas de fidelidade, é possível estabelecer um contato próximo com o cliente, diferenciar-se da concorrência e oferecer recompensas que impulsionam as vendas.

O programa de fidelidade também estimula o consumidor a voltar ao estabelecimento para consumir e, consequentemente, acumular recompensas que podem ter diferentes formatos como cashpoints e prêmios, por exemplo.

Com o Fidelicash, do ClubPetro, você cria um programa de fidelidade personalizado para a sua marca e oferece, aos clientes, prêmios e descontos exclusivos de acordo com as suas regras e determinações.

Amplie o seu mix de produto

Como mencionado anteriormente, a loja de conveniências é uma maneira de lucrar além da venda de combustíveis. Para o seu sucesso, é preciso estabelecer um amplo mix de produtos que atendam às diferentes necessidades dos clientes e podem incluir:

  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Produtos de higiene;
  • Carvão;
  • Gelo;
  • Acessórios para celular;
  • Itens sazonais;
  • Serviços como lanchonetes e outros food services.

Leia mais em: Produtos para loja de conveniência: como fazer o mix de produtos perfeito e maximizar vendas

Crie espaços multifuncionais

Hoje em dia, os postos de gasolina deixaram de ser um local onde o motorista apenas abastece o seu carro. Por isso, para ir além da loja de conveniência, é interessante investir em espaços multifuncionais nos quais o estabelecimento divide o ambiente com cafeterias, padarias, fast foods, restaurantes e lojas.

Isso diferencia o posto da concorrência, aumenta o fluxo de pessoas e convida o cliente a retornar.

Diversifique as formas de pagamento

Assim como os outros tipos de comércio, o posto de combustíveis também é impactado pelas novas formas de pagamento, porém, além do PIX, estes estabelecimentos têm nas TAGs de estacionamento e pedágio outras opções.

Disponibilizar essas alternativas de pagamento pode ser um ótimo recurso para aumentar a satisfação dos clientes que buscam frequentar um posto com opções diversificadas.

Após conferir as dicas para aumentar o seu lucro no posto de gasolina, que tal conhecer nossos serviços?

Diversificar os serviços e produtos oferecidos pelo seu posto é uma maneira de aumentar a lucratividade e conquistar clientes. Por isso, você conheceu 4 dicas úteis para potencializar os seus ganhos sem, necessariamente, precisar aumentar o preço dos produtos.

O ClubPetro é uma aceleradora de resultados para postos de combustíveis presente em 26 estados brasileiros que oferece soluções como o Programa de Fidelidade Fidelicash, o Gestão de Metas para Frentistas e o ClubPetro Analytics.

Conheça mais detalhes sobre os nossos serviços, clique no banner abaixo e entre em contato com nossos consultores!

Banner com degradê laranja e chamada para o contato com especialista do ClubPetro

Dúvidas Frequentes

Um posto de gasolina costuma, em média, ter um faturamento mensal entre R$40 mil e R$80 mil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis