Após vários pedidos de revendedores em todo o Brasil, resolvemos trazer para você, revendedor, tudo que precisa saber sobre a Análise ou Matriz SWOT, e como aplicar em seu Posto de Combustíveis para melhorar a gestão do seu negócio.
Continue lendo o texto, ou assista o vídeo abaixo para ver como essa ferramenta pode contribuir com a rentabilidade do seu posto!
O que é Análise SWOT? Como ela pode ajudar seu posto de combustível?
Poucos são os instrumentos tão eficazes para elevar a competitividade de uma empresa do que a Matriz ou Análise SWOT. Essa é uma ferramenta de gestão que avalia o grau de competitividade frente à concorrência. E você, já fez a Matriz SWOT do seu Posto?
A Matriz SWOT é dividida em 4 partes ou quadrantes:
- Forças (Strengths).
- Fraquezas (Weaknesses).
- Oportunidades (Opportunities).
- Ameaças (Threats)
Como você pode ter percebido, a sigla SWOT vem justamente das iniciais de cada uma das partes que são analisadas na matriz. É por isso que, em português, a Análise SWOT também é conhecida como Análise FOFA.
Com ela, você é capaz de analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio e de como eles se relacionam com a concorrência, além de colocar sob investigação como você estabelece uma vantagem e um diferencial com relação aos concorrentes e de que forma eles podem colocar em risco sua posição no mercado.
Vamos entender agora como aplicar a Análise SWOT em seu posto de combustível.
Como aplicar a Análise SWOT em seu posto de combustível?
1. Forças (Strengths)
Para identificar suas forças, o revendedor deve refletir sobre os pontos fortes do negócio, olhando-o internamente, ou seja, aquilo que se apresenta como uma vantagem competitiva. Exemplo de 5 forças:
◦ Localização.
◦ Bandeira branca – competitividade.
◦ Bandeirado – credibilidade.
◦ Vender produtos de necessidade básica.
◦ Possibilidade de serviços adicionais.
2. Fraquezas (Weakness)
Ao observar a sua realidade atual, é preciso identificar tudo aquilo que o coloca em desvantagem e que, como consequência, o leva a perder vendas e clientes, além de gerar maiores gastos. Continue olhando internamente o seu negócio. Exemplo de 5 fraquezas:
◦ Concorrência canibal – baixa margem.
◦ Dependência da distribuidora.
◦ Experiência ruim do usuário.
◦ Amadorismo de gestores.
◦ Produto commodity.
3. Oportunidades (Opportunities)
No momento de analisar as oportunidades, sua visão precisa estar ao futuro, olhar agora para o mercado e não o seu negócio, é importante que tenha metas traçadas de forma bem detalhada.
Então, agora cabe responder: para onde elas o levarão? Que lacunas o mercado oferece e que você pode explorar, seja inovando ou oferecendo algo melhor do que o seu concorrente faz hoje? Exemplo de 5 oportunidades:
◦ CRM – Banco de dados próprio, conhecer os hábitos de seu cliente.
◦ Posto âncora – criar um centro de serviços e lojas ao redor.
◦ Tecnologia.
◦ Fidelização de clientes.
◦ Término de contrato com a distribuidora.
4. Ameaças (Threats)
Novamente para o mercado, é chegada a hora de avaliar, entre as suas vulnerabilidades, quais podem ser exploradas pelos postos concorrentes. Será que eles podem apresentar uma ideia melhor que a sua, ser mais inovadores, atender melhor ou superá-lo em qualidade?
◦ Carros elétricos, híbridos.
◦ Verticalização do mercado.
◦ Legislação ineficaz contra os devedores e desonestos.
◦ Oligopólio das distribuidoras.
◦ Fake news – internet.
Fazer a Análise SWOT pode trazer grandes benefícios para seu posto
Sem dúvidas, a Matriz SWOT é uma das ferramentas mais importantes para o entendimento do cenário que sua empresa está inserida e os fatores necessários para o planejamento estratégico do seu posto. É importante a análise de eixos conjuntos, comparando as forças do seu posto com as fraquezas identificadas, assim como analisar as oportunidades em contrapartida às ameaças existentes.
Observar o eixo positivo composto por forças e oportunidades frente ao eixo negativo de fraquezas e ameaças é fundamental para a confecção de um plano de ação capaz de entregar os resultados esperados pelo seu posto, mas vou deixar esse assunto para o próximo texto, enquanto isso, pense sobre a Análise FOFA e o aplique no seu posto, você só tem a ganhar!
Descomplique a revenda e melhore a gestão do seu posto
O nosso YouTube acaba de ganhar uma categoria nova: é a “Descomplicando a Revenda” e se trata de uma série de vídeos que trarão, além do tradicional conteúdo escrito, mais duas formas de nos relacionarmos com você: através de vídeo e áudio.
Nessa categoria, abordaremos temas como: gestão estratégica, gestão financeira, dicas para você aumentar o faturamento, boas práticas como gestor do seu negócio e muito mais.
E a principal novidade é que, além do conteúdo em texto, também traremos, o mesmo conteúdo, em vídeo e em formato de áudio. É isso mesmo! Você poderá assistir ou ainda ouvir o conteúdo todo, onde quiser!
Confira os conteúdos da série “Descomplicando a Revenda” e veja como melhorar a gestão do seu posto de combustível!