Com a expansão do mercado para todos os segmentos, as empresas precisam estar atentas às tendências do momento. Isso também se aplica ao contexto do seu Posto, com as tendências para lojas de conveniência, que vão aumentar a satisfação dos clientes e colocar seu negócio à frente da concorrência.
Ao saber identificar as melhores oportunidades para o seu negócio e a hora certa de agir, é possível se destacar com qualquer empreendimento, ainda que o mercado seja competitivo. Neste artigo, vamos explicar algumas tendências que vêm se consolidando nas lojas de conveniência. Continue lendo!
Quais as tendências para lojas de conveniência?
Como explicamos, você precisa acompanhar as novas oportunidades de fazer negócio para se destacar da concorrência. Sem alternativas, é mais difícil atrair clientes e aumentar o ticket médio do seu Posto.
Por esse motivo, fizemos uma lista com algumas tendências para loja de conveniência. Confira:
- espaços multifuncionais, que agregam outras lojas e têm uma variedade de produtos e prestações de serviços, como farmácias e pet shops;
- lojas autônomas, que possibilitam o autosserviço e o autopagamento por meio de aplicativos;
- supermercados e restaurantes com novos formatos de operação;
- programas de pontos e fidelidade exclusivos nas lojas de conveniência;
- sistema de conectividade entre entre a loja de conveniência e os carros, evitando que os motoristas precisem sair do automóvel;
- sistema drive-thru para os clientes adquirirem os produtos da conveniência.
A seguir, vamos explicar melhor cada uma delas, além de incluir mais oportunidades para você ficar de olho.
1. Espaços multifuncionais
As lojas de conveniência têm se expandido para espaços com diversos serviços agregados, como farmácias, restaurantes, lavanderias e pet shops. Mas as possibilidades vão além! Se a venda de combustíveis não tiver uma margem de lucro alta, também é possível usar o seu espaço para fazer a manutenção de caminhões.
2. Lojas autônomas
Além dos espaços, outra tendência para se aproximar dos clientes é o autoatendimento. Isso acontece em lojas autônomas, como a Hirota, Market4U e Onii, que não dependem mais de vendedores no local.
Com a premissa de ir aonde o consumidor estiver, as lojas autônomas também podem ser em condomínios fechados. Essa iniciativa ganhou força durante a pandemia, quando as pessoas começaram a fazer tudo em casa ou na vizinhança.
Para se ter ideia, já existem mais de 20 mil lojas autônomas em condomínios no estado de São Paulo. De forma totalmente autônoma, elas têm self-checkout e carteira digital, e oferecem uma variedade de produtos, como snacks, bebidas, refeições prontas, itens de higiene e limpeza etc.
3. Conveniência fora do posto
Mais uma entre as tendências para lojas de conveniência, a expansão das lojas para além do posto também vem se consolidando. Alguns exemplos são a AmPm, que abriu a primeira filial de rua em 2020, e a Raízen, por meio da Oxxo.
Essa é a melhor oportunidade para alcançar a vizinhança e levar praticidade ao cliente. Além de ser vantajoso para a logística das vendas online, que podem ser enviadas de locais mais próximos dos clientes. Lembre-se apenas de estar bem localizado, ter um mix adequado de produtos e trabalhar com horários alternativos.
4. Mercados e restaurantes na estrada
Entre as tendências para lojas de conveniência, ainda destaca-se a transformação desses espaços em mercados, restaurantes e até mesmo bares. Um exemplo desse movimento é a abertura de uma loja da rede paranaense de supermercados Condor em um posto de combustíveis.
Dessa forma, é possível levar mais praticidade e agilidade aos clientes que desejam fazer uma compra rápida, já que é possível disponibilizar todos os produtos necessários em uma versão da marca para conveniência.
Nesse sentido, com as grandes marcas disputando a atenção dos consumidores, alguns restaurantes também têm investido em um novo formato de operação. Esse é o caso do Madero, que já abriu algumas unidades em beira de estrada e oferece produtos empacotados e enlatados, que os clientes podem levar para cara.
5. Programas de fidelidade
Uma forma de garantir a preferência dos clientes é implementar um programa de fidelidade exclusivo na sua loja de conveniência. Nossa dica é investir no sistema de pontos, que podem ser trocados após a efetuação de uma compra.
Dessa forma, quando o cliente for abastecer ou utilizar outro serviço do seu Posto, ele sempre vai acumular pontos que poderão ser trocados no estabelecimento em questão ou em alguma loja parceira do comércio local.
Além disso, com um sistema de fidelidade, é possível conhecer o seu público, saber quais são os motoristas que mais abastecem e os que estão inativos há mais tempo.
6. Sistema de conectividade entre conveniência e carros
Você já deve saber que existem sistemas de conectividade entre carros e postos, que alertam os motoristas sobre manutenções e outras demandas dos veículos que possam ser sanadas nas redondezas.
De forma semelhante, é possível conectar veículos de modo inteligente às lojas de conveniência, para alertar os condutores sobre as possibilidades de alimentação, entre outras, no local. Essa é uma tecnologia útil para os clientes e empreendimentos.
7. Sistema drive-thru
O sistema drive-thru também é uma das tendências para lojas de conveniência. Essa é uma boa oportunidade de atrair mais clientes e aumentar a receita da sua loja, já que a tecnologia em questão aproveita o fluxo de pessoas no local e permite que elas façam compras sem precisar estacionar.
Você pode aproveitar essa necessidade e investir em lanches como hambúrguer e batata-frita, além do famoso cafezinho. Essa também é uma oportunidade de fazer parceria com um carrinho de fast food, alugando o seu espaço para a venda de tortas, cupcakes e outros doces.
Essas são as 7 tendências para loja de conveniências nas quais você deve ficar de olho, se quiser alavancar as vendas do seu negócio. Agora, fale com um dos nossos especialistas para saber mais sobre o nosso programa de fidelidade!