atendimento da equipe
Gestão

11 passos para um bom atendimento em seu posto de combustível

Artigo escrito por Ícaro Cardoso
Por Ícaro Cardoso

Se tem algo importante em qualquer para qualquer negócio, é um bom atendimento. Em postos de combustíveis, o primeiro contato do cliente – e em muitos casos o único –  é com o frentista. É ele quem está na pista o tempo todo, que conversa e que tenta resolver qualquer imprevisto num curto espaço de tempo. Padronizar o atendimento da equipe é uma das principais chaves para garantir o retorno cliente.

Para isso, preparamos para você um passo a passo para melhorar ainda mais o trabalho da equipe na pista. 

1. Cuidado com a aparência: a famosa frase: “a primeira impressão é a que fica” se encaixa muito bem nesse primeiro passo. É obrigatório que o colaborador sempre esteja com o uniforme e o crachá, pois isso o identifica e transmite profissionalismo.
Para os homens: barbeados e com acessórios discretos.
Para as mulheres: maquiagem e acessórios discretos.

2. Sinalizar e atender imediatamente: ao avistar a chegada de um carro na pista, o frentista deve sinalizar e mostrar qual bomba o motorista deve se dirigir. 

3. Cumprimentar o cliente sempre com entusiasmo e cordialidade: esse terceiro passo é importantíssimo, pois é o primeiro contato entre o frentista (que representa o seu posto) e o cliente. Pode ser a primeira vez desse cliente ou a milésima, não importa! É a chance de conquistá-lo!

4. Ouvir e identificar as necessidades: nos poucos minutos de atendimento, o frentista é quem deve se colocar à disposição para entender e resolver as necessidades do cliente.

5. Aplicar o “quebra gelo” ou “falar das promoções: o frentista deve sempre tentar uma aproximação com o cliente. Não estamos dizendo para ele se tornar amigo, pois isso pode gerar desconforto ao motorista. Estamos trabalhando com pessoas, e cada uma reage de um jeito a uma determinada situação. É muito importante que o colaborador tenha esse “feeling” e saiba mostrar as promoções sem ser importunista.

6. Mostrar o valor zerado na bomba: é uma questão de ética mostrar ao cliente que o valor da bomba está zerado. Isso acaba com qualquer provável desconfiança.

7. Tratar o cliente cordialmente, dispondo de um tratamento respeitoso: são detalhes que conquistam o cliente e pequenos gestos de respeito geram uma satisfação enorme em quem está sendo atendido. 

8. Oferecer sempre um produto/serviço complementar: enquanto o abastecimento é realizado, o frentista deve sempre oferecer outros produtos/serviços do posto, como limpar o para-brisas, lava a jato, troca de óleo e outros. E se o cliente não aceitar, está tudo bem! Ofereça uma só vez, não insista.

9. Mostrar o visor da bomba e conferir na presença do cliente o valor cobrado: assim como no sexto passo, a ética é muito importante e o cliente se sente muito mais seguro quando o frentista mostra o valor e confere. 

10. Programa de Fidelidade: nos postos que possuem o sistema ClubPetro, é obrigação do frentista sempre perguntar ao cliente o número do cartão ou CPF, esse passo não leva 10 segundos. Se o motorista ainda não participa do programa, o frentista deve oferecer, explicar as vantagens e cadastrar o cliente (usando apenas CPF e número de telefone).

11. Agradecer, despedir e convidar a voltar:Para fechar o atendimento com sucesso, instrua seus frentistas a agradecer a preferência e que convidem o cliente a voltar. São pequenos gestos que geram uma enorme satisfação.

Treine a sua equipe para padronizar e melhorar o atendimento. 

ebook-treine-seus-frentistas

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis