A Rede Fialla é uma case de sucesso na revenda. Depois de anos ostentando a bandeira da distribuidora, a Rede criou sua própria bandeira e é sinônimo de qualidade e referência no Paraná. Leia o texto e assista a palestra do Lucas Fialla, representante da Rede no evento De Revendedor para Revendedor.  

Sou o Lucas Fialla, Rede Fialla de Araucária, no Paraná. Somos uma rede com 30 anos no mercado e contamos com três postos urbanos, todos sna mesma cidade. Tive a imensa honra de poder contar um pouco da história de criação da nossa marca própria no evento “De Revendedor para Revendedor”, para um grande e seleto público de revendedores e fico contente com o feedback recebido.

Até o ano de 2017, todos os nossos postos eram da bandeira Ipiranga e, a partir de 2018, decidimos seguir “carreira solo”, transformando a nossa rede em bandeira própria. Foi um grande desafio! Criar a nossa marca do zero, investir na imagem do posto, pensar programas de relacionamento com os clientes, realizar reformas e aprimorar novas formas de comunicação são exemplos pontuais das diversas ações que promovemos para alcançar nosso objetivo. E o viria ainda era uma surpresa: não sabíamos como nosso cliente reagiria ao processo de mudança.

Ser revendedor não é, em hipótese alguma, uma tarefa fácil. Diante de tantos desafios, nós da Rede Fialla, conseguimos nos superar frente à concorrência e a tantas expectativas relacionadas à transição de bandeira Ipiranga para bandeira própria. Nesse processo de transição, conseguimos crescer em volume e margem ao mesmo tempo, através de um árduo trabalho de fidelização de clientes, foco no atendimento e oferta de diferencias para fazer da nossa marca própria uma experiência melhor para o nosso consumidor.

A diferenciação foi – e ainda é – um item essencial no processo. Ressalto que ainda é por ver na concorrência um incentivo para inovar e, principalmente superar, tendo em vista que hoje em dia tudo muda muito rápido – e, obviamente, com a revenda isso não poderia ser diferente.

Fizemos investimentos significativos em comunicação, divulgando por meio das redes sociais novas promoções, sorteios, parcerias etc. Nosso foco inicial foi mostrar para os clientes que a nossa qualidade, independentemente de qualquer alteração, jamais mudaria. Nos esforçamos para passar credibilidade e combater aquela falsa impressão de que bandeira própria seria um lugar duvidoso para abastecer.

O primeiro passo foi a imagem do posto. Para que a primeira impressão dos clientes fosse a melhor possível, era fundamental que a imagem do posto conseguisse passar credibilidade. Assim, fizemos nossa bandeira com uma imagem bem iluminada e bem projetada e os frentistas uniformizados com padrão de atendimento. Não se trata de mera estética, mas da segurança que um espaço organizado e bem estruturado oferece.

Em seguida, veio o nosso plano de relacionamento com o cliente: o Fialla Fidelidade. Através dele, fomos capazes de entender melhor as necessidades de nosso cliente e ter uma comunicação mais direta com ele. Coletamos informações relacionadas à idade, à frequência com que retorna ao posto e ao seu ticket médio, o que possibilita a realização de promoções voltadas exclusivamente a eles, com parcerias em mais de 50 estabelecimentos, todos localizados em Araucária, em diferentes ramos, como academias, restaurantes, clínicas de estética, petshops, escolas de idiomas, lojas de materiais de construção, entre outros.

O Fialla Fidelidade também foi uma importante ferramenta para os sorteios. É através do programa que realizamos sorteios recorrentes para os nossos clientes. E, bom, eles adoram! Já sorteamos iPhone, viagem de navio, moto elétrica, combustível grátis e cupons de vale compra. Tudo isso trouxe benefícios para nossos clientes, padronização em nosso atendimento e mais tecnologia para o nosso negócio.

E, claro, todo esse processo só foi possível com uma equipe bem treinada e alinhada com os objetivos da Rede. Em nada adianta ter uma ótima ideia se ela não for transmitida para a equipe de pista de forma correta. O programa de gestão de metas, em que se promove um direcionamento de metas e resultados para atender os objetivos da rede, premiando os colaboradores por desempenho, foi essencial. Incentiva-se uma busca incessante por excelência no atendimento e atingimento de metas.

Sabe aquela surpresa que mencionei? Bom, ela não poderia ser melhor. Fomos eleitos, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor posto da cidade. Ganhamos, recentemente, uma campanha do ClubPetro como o posto com melhor desempenho entre todos os postos que possuem o sistema no Brasil. E o mais importante: conquistamos e fidelizamos nossos clientes. O reconhecimento de nosso trabalho é uma sensação indescritível.

Convido vocês a assistirem à minha palestra realizada no evento “De Revendedor para Revendedor” muito bem organizada pela equipe do ClubPetro. Espero que, com minha experiência, possa contribuir com o conhecimento e o crescimento profissional de cada um.