Comprar óleo diesel: imagem de uma mulher abastecendo um carro
Revendedor, Fidelização, Combustíveis

Comprar óleo diesel: o que levar em conta e formas de conseguir as melhores condições

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 10/02/2022, atualizado em 17/02/2022

Você já deve saber que a compra de óleo diesel aumentou muito nos últimos anos em território brasileiro. Por isso, a tendência é que os preços do diesel aumentem significativamente, forçando os revendedores a buscar as melhores oportunidades de negócio com as distribuidoras. Mas, como fazer isso? Neste artigo, vamos responder todas as questões sobre comprar óleo diesel. Continue lendo!

O que levar em conta na hora de comprar óleo diesel?

Ao comprar óleo diesel, o preço do combustível não deve ser o único fator determinante para a sua compra. Se você quer garantir a credibilidade do seu negócio e conquistar a satisfação dos seus clientes, é necessário respeitar as normas técnicas da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Além de considerar, sempre, a qualidade do produto que será negociado.

Vamos a uma situação hipotética? Um motorista abasteceu no seu Posto e, logo, percebeu alguns impactos negativos no próprio carro. Esse motorista dificilmente vai se tornar um cliente fiel. Pelo contrário, ele deve voltar ao seu Posto apenas para formalizar uma reclamação sobre a qualidade do produto oferecido. Ao oferecer combustíveis de qualidade duvidosa, que podem atrapalhar o desempenho do motor no automóvel dos seus clientes, você vai perder clientes e, consequentemente, vai abrir chances para a concorrência. 

Para fazer a melhor escolha, o ideal na hora de comprar óleo diesel é selecionar as distribuidoras que estão 100% focadas em garantir a melhor experiência dos clientes. Alguns pontos que devem ser considerados são:

  • rapidez e coerência no atendimento;
  • preocupação em capacitar a equipe;
  • velocidade de entrega.

Um atendimento rápido e coerente demonstra que a distribuidora tem o objetivo de satisfazer seus clientes. Já a capacitação da equipe é um ponto que pode economizar tempo e dinheiro dos consumidores. Enquanto a velocidade de entrega é imprescindível para evitar quaisquer prejuízos aos revendedores. Tudo isso deve ser observado nas distribuidoras e precisa estar alinhado à segurança em todos os processos realizados.

6 dicas para comprar óleo combustível

A seguir, reunimos 6 dicas que você deve considerar para comprar óleo combustível. Confira:

Certifique-se de que a distribuidora tem um código de ética

Ter um código de ética ajuda a explicitar os serviços e as ações das distribuidoras. Esse documento deve reunir todas as questões necessárias para a atividade da empresa, a fim de padronizar cada serviço prestado. As distribuidoras que se prezam certamente vão ter um código de ética.

Escolha uma distribuidora que tenha responsabilidade ambiental

Como mencionamos, a preocupação das distribuidoras em satisfazer os clientes por meio da agilidade e coerência deve ser observada por aqueles que vão comprar óleo diesel. Mas existe uma outra questão muito séria que também deve ser considerada: a responsabilidade ambiental.

A fim de evitar a degradação do meio ambiente, que pode ser causada devido à natureza do diesel, as distribuidoras precisam atuar conforme os programas de conscientização ambiental. Também é necessário agir com base nas regulamentações previamente estabelecidas, com o intuito de preservar o meio ambiente.

Procure recomendações sobre distribuidoras na internet

Nossa terceira dica para comprar óleo diesel é buscar recomendações sobre as distribuidoras. Isso pode ser feito por vias digitais, a partir de avaliações e índices, mas também pode ser feito de forma offline, por indicações de pessoas conhecidas. 

Lembre-se os preços cada vez maiores, assim como a diversidade de serviços oferecidos, dificulta muito a escolha da melhor distribuidora para a compra do diesel. Por isso, não negligencie essa dica e procure recomendações que possam te ajudar nessa decisão!

Certifique-se de que a distribuidora segue todas as normas

Se você não quer ter problemas ao comprar óleo diesel, é importante questionar as distribuidoras sobre as suas certificações. Isso porque, mesmo com toda a fiscalização, algumas empresas ainda insistem em atuar fora da lei.

Quanto às leis e normas vigentes, você pode encontrar as principais no site da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e no site da ABT. Assim, é possível descobrir se as distribuidoras estão de acordo com as regras estabelecidas pelos órgãos competentes.

Desconfie de preços muitos baixos oferecidos pelas distribuidoras

Apesar de existir disparidade entre os preços das distribuidoras, há uma tabela de base que todas elas seguem para definir seu preço final. Por isso, se você encontrar uma empresa com um preço muito abaixo do normal, desconfie! Nesses casos, é importante questionar sobre a qualidade do produto oferecido e documentar toda a conversa, a fim de se resguardar caso haja algum problema no futuro.

Verifique a qualidade do produto e do serviço prestado pela distribuidora

Por falar em qualidade, ao comprar óleo diesel, você deve verificar não apenas a qualidade do produto, mas também a qualidade do serviço prestado. Nesse sentido, é necessário ter um profissional para checar a qualidade do combustível no seu Posto, quando a encomenda chegar, fazendo a verificação da coloração e outros testes. Além disso, esse profissional deve checar os lacres de segurança no caminhão, a fim de conferir se não houve violação do produto.

Confira algumas informações sobre o óleo diesel

Antes de comprar óleo diesel, é importante conhecer as suas principais características, bem como a sua utilidade. Entre essas características, destacamos:

  • tem cheiro forte;
  • é um líquido pouco volátil;
  • não tem resíduos sólidos;
  • tem aspecto límpido;
  • tem baixos níveis de toxicidade;
  • é uma substância inflamável.

Quanto à utilidade do diesel, trata-se de um combustível muito versátil que pode ser usado em diferentes situações. Nos automóveis, é possível utilizá-lo em carros, ônibus e caminhões. Também é possível utilizá-lo em máquinas industriais, em caldeiras ou em geradores elétricos.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o que levar em conta na hora de comprar óleo diesel, continue navegando pelo nosso blog para descobrir como melhorar a sua performance de vendas! E fale com um dos nossos especialistas para conhecer nossas soluções em fidelização e gestão de metas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis