Cliente na Conveniência
Loja de Conveniência, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

COVID-19 – Confiança do Cliente na Conveniência

Artigo escrito por Claudio Moreira
Por Claudio Moreira
Criado em 21/05/2020, atualizado em 21/05/2020

Pesquisa realizada em maio, pela empresa de Inteligência de Gestão para Bares e Restaurantes, Almoço Grátis, junto com a Consultoria Especializada em food service, GS&LIbbra, apontou o índice de confiança do consumidor por segmento de varejo alimentar. Os resultados da confiança do cliente na Conveniência foram:

21% consideram BEM SEGURO.
51% consideram INCERTO.
28% consideram NADA SEGURO.

Copo meio cheio ou copo meio vazio? A resposta virá depois de focarmos nossos esforços em mostrar ao cliente que primamos pelos procedimentos de segurança em nossas lojas.

A pesquisa também mostrou que o consumidor confia MAIS em restaurantes individuais e em grandes redes no que tange à preocupação com higiene, limpeza e boas práticas durante a pandemia.

É fundamental então dar visibilidade aos cuidados e gerar confiança!

Sabe aquele velho ditado “não basta a mulher do Rei ser honesta, ela deve parecer honesta”? Temos não somente que ter os cuidados mas também divulgá-los.

  • Interdite mesas e cadeiras.
  • Isole as áreas de permanência dos clientes (use fita zebrada, placa de sinalização, o que for mais adequado ao seu local.
  • Disponibilize álcool em gel em pontos estratégicos.
  • Espalhe materiais de comunicação pela loja (podem ser cartazes), informando todos os procedimentos de higiene e prevenção adotados na loja. O cliente precisa ver para sentir-se seguro.
  • Marque o chão da loja com adesivos, sinalizando a distância de 1,5m. Vale aqui usar leveza e bom humor em mensagens para conscientizar o cliente de que aquele é o espaço dele na fila.
  • Treine seus funcionários para informar que vocês possuem uma escala de limpeza e que seguem rigidamente os procedimentos.
  • Realize a sanitização dos equipamentos (fornos, geladeiras, bancadas, maquininha do POS) à vista do cliente. Isso mostra que sua loja realmente leva a COVID-19 à sério.
  • Sua equipe precisa manter o uniforme limpo e as máscaras devem ser trocadas, se possível, a cada 2hs.
  • Use um timer para limpeza e sanitização das mãos de todos.
  • Exija o uso de máscaras pelos clientes, mostre-os que isso aumenta a segurança.
  • Sempre que possível, incentive os meios de pagamento por aproximação (cartões, pulseiras, celulares) para gerar sentimento de segurança nos clientes.

Sabemos que não só a essência, mas também a aparência são fundamentais para que todos se sintam mais tranquilos e confiantes durante este período tenso e delicado.

Para que não fique dúvidas, nas pesquisas realizadas nos anos de 2018 e 2019, o item limpeza e higiene era o 9º em ordem de prioridade na avaliação dos clientes. Agora é o primeiro.

Agora é o momento de mostrarmos aos clientes que somos absolutamente confiáveis.

Boas vendas!

Claudio Moreira é palestrante e formador de equipes de serviços.
Acesse http://claudiomoreira.com.br e conheça seu trabalho!

POP para Posto

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis