“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. O autor dessa frase é o ídolo do automobilismo mundial, Ayrton Senna e ela nos mostra, de forma clara e objetiva a importância de se construir uma equipe campeã.

Gerir uma empresa significa unir um grupo de pessoas em torno de um objetivo comum e, para isso, além dos recursos financeiros, é preciso investir no trabalho em equipe. Não adianta ter a Ferrari dos sistemas de gestão em seu Posto, por exemplo, se quem dirige não é capaz de aproveitar todos os recursos.

Por isso, além do produto, serviço de qualidade e diferenciais para seus clientes, é preciso investir tempo e dinheiro na escolha e preparação da equipe que irá conduzir o seu negócio. Afinal, um dos principais papéis de um gestor é despertar nos outros a vontade e o interesse em colaborar de forma altamente produtiva e fazer o acompanhamento deste trabalho. Então, no Descomplicando a Revenda de hoje, trazemos 5 passos para ter uma equipe campeã em seu Posto. Assista ao vídeo abaixo, ouça o conteúdo clicando no player ou continue a leitura do texto!

Passo #1: faça um processo seletivo bem estruturado

O processo de formação de uma equipe campeã começa com um bom processo de seleção. Estruturar o processo seletivo é importante, tanto para os casos de contratação em massa, nos quais é necessário montar uma equipe inteira, como também para contratações pontuais, quando há a necessidade de se fazer alguma alteração no quadro de funcionários. Isso porque a rotatividade, em alguns postos, é bem alta.

Não dá para prever quando precisaremos abrir um novo processo seletivo. Mas, seguindo nossas dicas, esperamos que você minimize essa necessidade.

Construindo um ambiente favorável e dando os recursos necessários, você poderá montar um time que tenha orgulho de trabalhar em seu posto e que, de fato, vista a camisa.

E o primeiro passo para montar o seu processo seletivo é trabalhar para que a divulgação seja assertiva. É importante escolher bem o canal que será feita a divulgação da(s) vaga(s), pois esse pode ser um fator decisivo para que você atinja o maior número possível de interessados, atentando-se, sempre, para que a descrição da vaga e das condições estejam claras o suficiente e, assim, despertar o interesse naquele potencial candidato. Além de uma boa divulgação e descrição da vaga, nossas outras dicas para que você construa um excelente processo seletivo são as seguintes:

  • Elabore um arquivo, juntamente com seu setor de RH, com a descrição das atividades do cargo e exigências para que, no momento da divulgação e das entrevistas, fique fácil compreender o que se espera do candidato.
  • Faça uma ficha de solicitação de emprego e também para a entrevista para que os candidatos preencham com todas as informações necessárias para a contratação. Essa ficha pode ser digital ou impressa. O importante é ter um local para arquivo seguro e de fácil acesso pelos responsáveis do seu setor de RH.
  • Prepare testes de seleção escritos e práticos para avaliar os candidatos. Coloque testes de raciocínio, controle de caixa, matemática básica, dentre outras que o cargo exigir.
  • Dê um retorno ao candidato, mesmo que seja com resultado negativo. Nem todas as empresas se preocupam com esse feedback, mas é de extrema importância para o candidato recebê-lo para que tenha condições de se autoavaliar e melhorar os pontos que forem avaliados. Esse retorno deve ser pessoal e verdadeiro. Essa dica é valiosa, principalmente para a imagem do seu negócio, afinal, o candidato, antes de tudo, poderia ser seu cliente.
  • Crie um arquivo para armazenar um banco de currículos. Fazendo isto você poderá receber estes documentos durante o ano todo e, ao abrir qualquer vaga, basta consultá-lo. Isto pode reduzir tempo e esforço, por exemplo, com uma divulgação de vaga.

Para te ajudar a começar a montar uma equipe campeã, preparamos um kit com 5 materiais para que você construa um processo seletivo completo. Os materiais são: descrição da atividade de um frentista, ficha para solicitação de emprego, ficha para entrevista, modelo de teste para contratação e um modelo de integração de colaboradores totalmente editável para sua realidade. Baixe o kit clicando no banner abaixo e coloque-os em prática.

Passo #2: treine sua equipe

Antes de continuar a leitura, pense em quantos vídeos de acidentes em Postos você já viu, que foram causados, principalmente, por imprudência da equipe. Se não conseguiu pensar em nenhum, faça uma rápida pesquisa na internet para ver que não são poucos.

O treinamento da equipe não serve apenas para evitar acidentes, mas também para praticar a melhoria contínua, alcançar metas, empoderar os colaboradores, aumentar a produtividade, economizar custo e tempo com possíveis retrabalhos etc.

Estabeleça uma rotina para os primeiros dias de trabalho para que o funcionário passe por todos os treinamentos obrigatórios de segurança e também quanto às normas ambientais, por exemplo. Deixe-o a par de todas as normas, procedimentos operacionais e faça-o estudar através de materiais.

Mas os treinamentos não se restringem apenas àqueles obrigatórios, que visam uma preparação para adequação às normas. É importante que você simule também situações reais de atendimento, fechamento de caixa, enfim, tudo que sua equipe enfrentará no dia a dia da jornada de trabalho. É como diz a célebre frase, a prática leva à perfeição.

Passo #3: acompanhe o trabalho da sua equipe e meça os resultados

Todas as decisões que um gestor faz em seu negócio devem ser baseadas em informações que possibilitem a melhoria contínua. Sendo assim, é impossível que estas decisões não sejam baseadas em números, dados, comparativos históricos etc. Isto é o que garante, por exemplo, a previsibilidade de resultados em diferentes épocas do ano. Se você não possui controle dos resultados que obtém em seu negócio, dificilmente poderá se resguardar de períodos em que as vendas caem naturalmente em decorrência de qualquer fator externo. Para que os resultados sejam, de fato, eficientes, é preciso acompanhar não só os dados gerais, como volume de vendas e receita, por exemplo, mas sim acompanhar os resultados de todas as áreas e relacioná-los aos resultados globais do negócio. E isso inclui, principalmente, acompanhar os resultados da equipe.

Agora que você entendeu o porquê da importância de se acompanhar os resultados da sua equipe, é hora de entender como fazer isso. Hoje, com a facilidade do uso internet e com conexões móveis cada vez mais rápidas, todo mundo vive conectado. Isso nos permite conseguir acessar as informações que queremos em tempo real e de qualquer lugar. Basta ter em mãos um celular ou notebook com conexão à internet e pronto, temos controle de tudo que desejarmos. Então, isso não pode ser diferente no seu Posto. Existem diversas possibilidades de excelentes softwares de gestão  para acompanhar em tempo real, os resultados obtidos em qualquer negócio. 

Você precisa, primeiramente, definir quais indicadores serão acompanhados: número de abastecimentos, volume, tipo de combustível, porcentagem de um combustível em relação ao outro etc. São inúmeras oportunidades para você explorar e acompanhar. Não adianta definir, cobrar resultados, mas não acompanhar diariamente a evolução dos resultados que sua equipe entrega.

Por exemplo, a dinâmica de criação de metas é muito comum em empresas de qualquer segmento, principalmente para a área responsável pelas vendas. Então, a dica que damos aos revendedores que temos contato, sejam eles clientes através da nossa equipe responsável pelo sucesso, leitores do nosso blog ou ainda nos eventos que nossos especialistas participam, é que adotem esta estratégia com o time responsável pelas vendas no Posto, ou seja, os frentistas. 

Com as metas definidas, você poderá relacionar os indicadores, criar um sistema de bonificação para os frentistas que batem meta e acompanhar os resultados gerados diariamente. Esta estratégia, além de possibilitar um maior controle, cria engajamento e faz com que os frentistas saiam da zona de conforto, uma vez que todos estarão motivados a receber as bonificações.

O ClubPetro possui um sistema de gestão de metas que te possibilita, além de todos os benefícios desta estratégia que citamos acima, acompanhar os números em tempo real, seja na pista ou no seu celular. Isto te dá mais autonomia para tomadas de decisões, liberdade e facilidade na gestão do Posto. Recentemente o Ricardo Pires, revendedor e CEO do ClubPetro, fez uma aula ao vivo para explicar a importância de criar uma dinâmica de metas em seu Posto, quais passos você precisa seguir, além da demonstração do uso do Sistema de Gestão de Metas que ele desenvolveu. Assista à aula clicando no banner abaixo e fazendo seu cadastro gratuitamente!

Passo #4: dê feedback aos seus funcionários

Feedback é o exercício de dar retorno aos funcionários. Se você desejar motivar e engajar seus frentistas, esta é uma ferramenta certeira.

É comum aos revendedores e gerentes terem dificuldades para encontrar no mercado quem realmente faça a diferença. Mas você já pensou que uma parte da culpa pode ser de quem contrata? Será que você está dando um feedback para que o frentista ou gerente melhore o desempenho? Ninguém nasce sabendo, ainda mais em uma atividade que é correria o tempo todo e um novato já chega atendendo entre 70 e 80 clientes diariamente. A chance de ocorrer erros é enorme, principalmente se o apoio e o monitoramento forem inexistentes.

Princípios para um feedback eficaz

  1. A qualidade de qualquer relação depende da qualidade e quantidade de feedback que recebemos.
  2. A cordialidade é um tipo fundamental de feedback.
  3. O contato visual é um tipo de feedback.
  4. Algumas pessoas demandam mais feedbacks que outras.
  5. Negar feedback a alguém é um tipo de castigo psicológico.
  6. Feedback não é sinônimo de crítica.

Como dar um bom feedback

  1. Seja gentil e sincero.
  2. Oriente o(a) frentista quanto aos pontos positivos e aqueles que devem ser melhorados.
  3. Procure um local e horário adequados para evitar interrupções.
  4. Entenda quais são as dificuldades operacionais.
  5. Deixe claro que feedback não deve ser entendido como crítica negativa.
  6. Deixe marcado o próximo feedback, assim você mostra que durante aquele espaço de tempo, o funcionário será avaliado em relação ao retorno dado.

Quando você contrata um novo funcionário, geralmente é feito um contrato de experiência de 45 dias. E, logo após esse período, caso seja da vontade do empregador, um segundo contrato, ainda de experiência, totalizando 90 dias. Quando termina o primeiro contrato de experiência você senta com o frentista e passa um feedback? Diz claramente quais as mudanças necessárias e apresenta o que espera?

Um desligamento do frentista após 90 dias é mais tranquilo se ao final do primeiro contrato você tenha passado um feedback de melhorias ao colaborador. Seja objetivo, fale apenas o que for verdadeiro e compatível com as necessidades e possibilidades da pessoa.

Passo #5: tenha um ambiente favorável para o trabalho da sua equipe

A motivação pode ser entendida e usada como um ponto importante para ativar o engajamento. Oferecer boas condições de trabalho é essencial para que sua equipe esteja motivada para trabalhar todos os dias.

Podemos dar como exemplo um cenário em que o revendedor pressiona a equipe a atingir um certo índice de fidelidade dos clientes através de um sistema de gerenciamento, mas contratou uma internet de baixa qualidade para enxugar os gastos, ou utiliza uma rede instável. Não existe um alto desempenho com este ambiente e, ao invés de desafios ao time, acaba gerando desinteresse.

Equipamentos da pista em bom funcionamento, internet estável, manutenções em dia dos computadores e ferramentas são essenciais para o bom desempenho dos funcionários e, consequentemente, do seu Posto.

Existem também algumas regras elaboradas e fiscalizadas pelos órgãos que representam as categorias às quais sua equipe se enquadra e que devem ser seguidas pelos revendedores. Não é o objetivo citá-las, pois cada sindicato patronal possui suas próprias regras e isso pode variar muito de uma região para outra.

O importante é que o revendedor atente-se ao local, organizando-o de maneira que o layout e os equipamentos utilizados pela equipe estejam sempre nas melhores condições para uso. Isso garante que o resultado de todas as estratégias para aumentar a produtividade não sofra qualquer tipo de influência interna e dependa, apenas, do esforço de cada colaborador e da forma com que os gestores os acompanhem diariamente.

Além dos 5 passos que compartilhamos, existem outras práticas que podem fazer a diferença na hora de montar e escalar uma equipe campeã em seu Posto. Por exemplo, você sabe o que é endomarketing? Resumidamente, endomarketing se trata do marketing institucional interno. Ele é feito através de um conjunto de estratégias e ações voltadas, principalmente, para seus colaboradores. Uma estratégia simples e interessante de fazer endomarketing já foi compartilhada aqui no nosso blog pelo Revendedor de Palmas/TO, Guilherme Cezarino. Ele criou uma lista de transmissão no WhatsApp e comunica com sua equipe através dela, enviando, por exemplo, conteúdos que podem melhorar a qualidade não só do serviço, mas também para a vida dos colaboradores. São frases motivacionais, notícias, textos etc. Ele também utiliza para comunicados importantes, como eventos internos, treinamentos e reuniões. Para saber mais sobre como o Guilherme trabalha esta estratégia em seu Posto, clique aqui e leia o texto completo.

Por fim, para te ajudar a começar a montar e treinar uma equipe campeã em seu Posto de Combustíveis, tenho um convite especial para te fazer. No próximo dia 04/12, às 20h (horário de Brasília), o Ricardo Pires fará mais aula AO VIVO. Desta vez, o conteúdo é voltado para o treinamento da sua equipe de frentistas. Ele vai falar sobre Role Play, uma técnica de vendas para equipes de alta performance em vendas e que ele adaptou para aplicar nos postos da sua rede. Além disso, como essa técnica funciona e como você pode aplicar, passo a passo, em seu Posto. Não perca a oportunidade de capacitar sua equipe para aumentar as vendas do seu Posto! Para participar, clique no banner abaixo, faça seu cadastro e aguarde o horário da aula. É ao vivo e gratuita. Não perca!