Pesquisa realizada em maio, pela empresa de Inteligência de Gestão para Bares e Restaurantes, Almoço Grátis, junto com a Consultoria Especializada em food service, GS&LIbbra, apontou o índice de confiança do consumidor por segmento de varejo alimentar. Os resultados da confiança do cliente na Conveniência foram:
21% consideram BEM SEGURO.
51% consideram INCERTO.
28% consideram NADA SEGURO.
Copo meio cheio ou copo meio vazio? A resposta virá depois de focarmos nossos esforços em mostrar ao cliente que primamos pelos procedimentos de segurança em nossas lojas.
A pesquisa também mostrou que o consumidor confia MAIS em restaurantes individuais e em grandes redes no que tange à preocupação com higiene, limpeza e boas práticas durante a pandemia.
É fundamental então dar visibilidade aos cuidados e gerar confiança!
Sabe aquele velho ditado “não basta a mulher do Rei ser honesta, ela deve parecer honesta”? Temos não somente que ter os cuidados mas também divulgá-los.
- Interdite mesas e cadeiras.
- Isole as áreas de permanência dos clientes (use fita zebrada, placa de sinalização, o que for mais adequado ao seu local.
- Disponibilize álcool em gel em pontos estratégicos.
- Espalhe materiais de comunicação pela loja (podem ser cartazes), informando todos os procedimentos de higiene e prevenção adotados na loja. O cliente precisa ver para sentir-se seguro.
- Marque o chão da loja com adesivos, sinalizando a distância de 1,5m. Vale aqui usar leveza e bom humor em mensagens para conscientizar o cliente de que aquele é o espaço dele na fila.
- Treine seus funcionários para informar que vocês possuem uma escala de limpeza e que seguem rigidamente os procedimentos.
- Realize a sanitização dos equipamentos (fornos, geladeiras, bancadas, maquininha do POS) à vista do cliente. Isso mostra que sua loja realmente leva a COVID-19 à sério.
- Sua equipe precisa manter o uniforme limpo e as máscaras devem ser trocadas, se possível, a cada 2hs.
- Use um timer para limpeza e sanitização das mãos de todos.
- Exija o uso de máscaras pelos clientes, mostre-os que isso aumenta a segurança.
- Sempre que possível, incentive os meios de pagamento por aproximação (cartões, pulseiras, celulares) para gerar sentimento de segurança nos clientes.
Sabemos que não só a essência, mas também a aparência são fundamentais para que todos se sintam mais tranquilos e confiantes durante este período tenso e delicado.
Para que não fique dúvidas, nas pesquisas realizadas nos anos de 2018 e 2019, o item limpeza e higiene era o 9º em ordem de prioridade na avaliação dos clientes. Agora é o primeiro.
Agora é o momento de mostrarmos aos clientes que somos absolutamente confiáveis.
Boas vendas!
Claudio Moreira é palestrante e formador de equipes de serviços.