Fidelização, Marketing, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

Use o Programa de Fidelidade a seu favor

Artigo escrito por Bárbara Muzzi
Por Bárbara Muzzi
Criado em 30/04/2020, atualizado em 30/04/2020

Neste momento de crise, é essencial ter estratégias para que seu negócio sobreviva. Mesmo com o movimento reduzido nas ruas, efeito do isolamento social, muitas pessoas ainda transitam para trabalhar ou para fazer entregas. Esse público pode ser atraído pelo seu Programa de Fidelidade, através de campanhas específicas. Além disso, seu Posto de Combustíveis pode promover outras ações a longo prazo ou benefícios futuros.

O mais importante, é conhecer seu cliente e a praça onde está o seu Posto para, assim, traçar a melhor estratégia. Temos algumas dicas do que pode ser feito neste momento através de um Programa de Fidelidade. Confira!

Promova Parcerias

Promova parcerias com motoboys, serviços de entrega, restaurantes e lanchonetes que possuem delivery etc. Ofereça a opção de resgate de desconto no abastecimento pelo Programa de Fidelidade, assim, seu Posto pode ter resultados expressivos, mesmo neste período.

Ofereça o mesmo tipo de vantagem para profissionais da saúde, funcionários de serviços essenciais (como padarias, supermercados e farmácias), empresas de transporte, clínicas médicas e taxistas. Estes públicos, continuam consumindo combustível e podem ver vantagens no seu Programa de Fidelidade.

Faça Campanhas Sociais

Criar campanhas sociais também é uma excelente estratégia, pois assim você reforça a sua marca e mostra ao seu público que o Posto está engajado. Envolva sua equipe, clientes e promova algo realmente relevante, como uma arrecadação de mantimentos para doação às famílias de baixa renda ou material de limpeza e proteção para as instituições de saúde. Se sua campanha não for relevante, poderá cair em contradição e acabar sendo vista como oportunismo.

O Programa de Fidelidade, pode ser a ponte da doação, onde os itens possam ser inseridos como prêmios ou valores em dinheiro para serem totalmente convertidos para a campanha. Por exemplo, você pode colocar como prêmio a ser resgatado, um valor de R$ 5,00 em doação ou algum mantimento específico. No final da campanha, você reúne tudo aquilo que foi “resgatado”, converte em doação e entrega à instituição escolhida.

Melhoria Contínua

Promova pesquisas para saber como anda o seu Programa de Fidelidade e os serviços do Posto. Com as pessoas em isolamento, a adesão à pesquisa pode ser maior. Além disso, você cria um vínculo afetivo com o seu cliente, promovendo uma interação real em busca da opinião dele sobre o que pode ser melhorado ou o que eles gostariam que o Posto ou o Programa de Fidelidade oferecesse.

Essa estratégia é relevante para medir a adesão ao seu Programa e a relevância para os clientes. Quanto mais seu Posto conseguir atender às expectativas do cliente, melhor.

Valorize seu Banco de Dados

Muitas empresas estão oferecendo pacotes de serviços para serem resgatados após a liberação do isolamento social. Use o seu banco de dados e promova essa ação para seus melhores clientes, reforçando sempre que o ideal é ficar em casa e essa promoção é para resgate futuro, até o fim do ano, por exemplo.

Aqui, vale estudar as parcerias que você já possui no seu Programa de fidelidade ou estudar novas parcerias. Que tal promover uma parceria com alguma oficina e oferecer um pacote de check up pós isolamento social? Seja criativo e relevante!

Gere Valor com seus Conteúdos

Pensando nos cuidados com o carro parado neste período, você pode criar campanhas de conscientização acerca das melhores práticas neste momento. Levantamos algumas boas práticas que você pode copiar para a sua estratégia e divulgar em suas redes sociais, como Instagram ou Facebook. Confira abaixo!

Não ligue o carro para ficar parado.

Ligar o carro somente para “aquecer o motor”, não é uma boa prática. Além de gastar bateria, o motor vai emitir gases que não entrarão em combustão, porque ele não vai atingir a temperatura ideal e também porque não está em movimento. Estes gases podem danificar o motor a longo prazo.

O ideal é ligar o carro de 5 em 5 dias e dar uma volta para esquentar o motor. Ir à farmácia ou drive thru é uma boa opção, mas lembre-se sempre das medidas de segurança. Essa pequena volta coloca o carro em movimento, aquece o motor e reposiciona o pneu, que está sendo desgastado no mesmo lugar, suportando o peso do carro por dias neste mesmo setor.

Nada de tanque meio cheio ou meio vazio.

Pense na saúde do tanque e do motor do seu carro parado. O tanque vazio promove maior espaço para formação de gases corrosivos. Se seu carro for flex, a melhor opção de combustível para que o carro fique parado por dias é a gasolina, já que o etanol contém água e pode evaporar, acelerando o processo de corrosão do tanque.

Não use álcool em gel para higienizar o carro.

A limpeza da parte interna do carro com álcool em gel pode ser extremamente nociva a longo prazo. O álcool pode corroer estruturas plásticas do painel e estragar o material do banco do carro. O painel, volante e demais partes plásticas podem ser higienizadas com álcool isopropílico. Os bancos e o ar condicionado devem ser higienizados, mas a melhor medida é contratar um serviço profissional. O ar condicionado ainda deve ter uma atenção extra, pois o filtro do ar pode gerar a proliferação de fungos e bactérias.

Algumas dessas dicas foram extraídas do Ato Cast, EP 02 | Um desafio mão na roda, que você pode ouvir abaixo:

Lembre-se de que todas as estratégias criadas devem ser vistas como oportunidades e não como oportunismo. Crie sempre vantagens relevantes para os clientes, mostrando os reais benefícios deste movimento e incentive-os a permanecer em casa, mesmo que você queira sua pista lotada.

Não adianta fazer uma promoção para encher o tanque simplesmente para realizar a venda. Este tipo de medida soa como oportunismo. Apresente as informações que seu cliente precisa saber, de fato, para que ele cuide melhor do próprio veículo. Chame um mecânico para dar uma explicação melhor, se for necessário. É hora de mostrar empatia, ser parceiro e zelar pela saúde do seu cliente.

Se você gostou do conteúdo e quer receber mais dicas personalizadas para o seu negócio, entre no nosso Fórum de Discussão e faça perguntas para os especialistas!

Clique no banner abaixo e faça seu registro gratuitamente.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis