Um posto de combustível precisa prezar pela construção de uma boa relação com a sua clientela. Essa relação deve ser de segurança, credibilidade e proximidade. Qual a imagem seu posto passa aos clientes?

Neste artigo, abordamos a importância de conhecer bem os seus clientes, hábitos, localização, para que todos tenham uma boa imagem do seu negócio. Além da relevância de direcionar os investimentos focando o perfil dos clientes, buscando principalmente a atração de novos e a satisfação de todos. Boa leitura!

Conheça profundamente as demandas e necessidades do seu público

É fundamental que você saiba, com a maior clareza possível, qual é o público que frequenta seu posto e quais são as suas demandas e necessidades. Você deve conhecer este público consumidor profundamente, entender qual o seu perfil, que hábitos possui, onde eles se localizam e assim por diante.

Isso é extremamente relevante, pois, quanto mais você conhece a sua clientela, melhores serão as condições de suprir aquilo que ela precisa, com qualidade e agilidade. Isso fará com que você seja capaz de fidelizar os que já existem, reativar outros e sobretudo atrair novos clientes, satisfazendo a todos.

Aprimore o atendimento

O principal foco de todas as atenções e esforços deve ser sempre o cliente.

Uma forma de fazer isso é promover treinamentos constantes para os funcionários. Quando bem treinados, eles se tornam mais qualificados para propiciar um atendimento eficiente e de máxima qualidade, além de incrementar a credibilidade e confiança do seu estabelecimento.

Invista em segurança

Infelizmente os postos de combustíveis são alvos bastante frequentes de assaltos. Por isso, pensar em segurança é essencial.

Invista em câmeras, alarmes e diversos outros serviços de vigilância. Isso irá auxiliar a promover entre a sua clientela um maior sentimento de segurança. Obviamente isso também é essencial para garantir a integridade física e psicológica dos seus funcionários.

Uma boa prática usada em todos os postos de Itabira, interior de MG, é o aviso em formato de adesivo ou topo de bomba, solicitando a retirada dos capacetes a todos os motociclistas que param nos postos. Além da segurança do próprio condutor, esta prática reduziu em 92% o índice de assalto aos postos do município.

Fique atento aos impactos ambientais

A indústria de combustíveis é uma das principais responsáveis pelos impactos ambientais negativos, tamanho o rastro de poluição que ela deixa em seu caminho. Por conta disso, as empresas, e isso inclui o posto de combustível, precisa fazer tudo o que puder para amenizar essa situação.

É crucial implementar um programa de gestão ambiental que objetive reduzir os prejuízos ao meio ambiente, zelando pela manutenção das máquinas e equipamentos na periodicidade correta e elaborando planos de contenção no caso de ocorrência de problemas muito mais sérios.

Construa uma identidade visual consistente

A imagem de um posto é muito importante para o seu sucesso, ainda mais quando o posto é bandeira branca. Essa identidade visual é uma maneira muito forte e atrativa de despertar a atenção do seu público e realizar uma comunicação eficaz.

Por intermédio de um conjunto de elementos e de pequenos detalhes, seu posto transmite uma ideia de elevado grau de profissionalismo, além é claro de informações fundamentais ou interessantes para esses clientes.

A identidade visual de um posto de combustível inclui:

●       design interno do ambiente do posto;

●       banners;

●       imagens;

●       panfletos;

●       uniforme dos colaboradores.

Todos esses itens fazem parte da identidade visual do posto de combustível e pode ajudar a agradar mais os clientes, atraindo-os e deixando-os mais satisfeitos. Quanto mais bem construída e marcante ela for, mais clientes você atrairá para o posto. Isso tudo contribui para o fortalecimento da marca.

Use a iluminação para melhor a experiência dos clientes

Quando um posto tem uma iluminação mais eficiente, isso auxilia não somente a diminuir os custos de consumo energético dos estabelecimentos abertos por 24 horas, mas igualmente produz condições confortáveis, acolhedoras e seguras, principalmente para os motoristas nos períodos noturnos, fortalecendo a imagem do posto.

É claro que usar as luzes de forma inteligente reduz os custos, mas o principal benefício é o aprimoramento da experiência dos clientes, pois ela ajuda a criar um ambiente muito mais agradável.

Priorize a organização e a limpeza do posto

Proporcionar um ambiente bem limpo, completamente organizado e totalmente seguro compõe um atendimento excelente e um enorme potencial de atração de novos clientes.

Nesse sentido, a organização de cada item que integra os materiais do posto facilita a vida dos clientes e traz mais comodidade. O espaço deve ser bem distribuído.

Integre imagens à sua estratégia de marketing

O posto pode e deve investir no marketing para a atração de novos clientes e expansão dos negócios. Uma das maneiras mais eficientes e interessantes de elaborar e aplicar essa estratégia e campanha de marketing é através do uso de imagens.

Nesse conceito de imagens, podemos incluir a fachada do posto, as sinalizações, os letreiros e cartazes.

Construir uma imagem positiva do posto de combustível é uma tarefa repleta de muitos detalhes e alguma complexidade, mas é perfeitamente executável, desde que haja uma boa dose de planejamento, preocupação com as minúcias da construção do design, organização e identidade visual.

Isso tudo deve sempre ser feito tendo-se em mente que o foco maior é sempre o cliente, portanto cada elemento deve ser montado de acordo com o perfil e as necessidades dessa clientela. É isso que irá garantir o sucesso da construção de uma boa imagem do posto.

Quer aprender mais estratégias de marketing para fortalecer a imagem do posto e torna-la mais atrativa? Então baixe o nosso e-book para saber mais!