retomada dos postos de combustíveis
revendedor, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

É hora da retomada dos Postos de Combustíveis

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 22/06/2020, atualizado em 23/06/2020

A situação da Revenda de Combustíveis, com a pandemia do novo coronavírus, que já não estava positiva, piorou. Com o isolamento social, proibindo a circulação e aglomeração nas ruas, os clientes sumiram da pista, as vendas caíram e alguns revendedores finalizaram as atividades. Mas é chegada hora da retomada dos Postos! Veja no texto.

Analisei os dados dos quase mil postos clientes, semanalmente, desde março (quando decretado o isolamento social como medida preventiva ao coronavírus) e percebi três fases distintas no cenário das vendas de combustíveis: queda, estabilização e retomada.

O cenário de queda foi uma consequência do “momento surpresa”: a maioria não estava preparada para a medida de isolamento, não dava para gerenciar estoques, compras já haviam sido concluídas e carros pararam de circular.

A estabilização foi um período em que as variações positivas e negativas se alternavam ao longo das semanas. Durante este período, os revendedores se reinventaram, criaram estratégias para superar as adversidades e contaram com o apoio de parceiros como o ClubPetro, que promoveu um evento online, o #JuntosPelaRevenda, exclusivo para a revenda e que alcançou 2400 revendedores de todo Brasil. O conteúdo foi relevante, gratuito e tivemos um feedback sensacional.

Nas últimas quatro semanas, com os comércios ditos não essenciais abrindo aos poucos, os dados mostram um cenário positivo, que chamamos de Retomada. Com crescimento de vendas em relação à semana anterior, resultado de várias ações ao longo do tempo. A última semana, de 7 a 13 de junho, apresentou um resultado 21,85% maior em relação à pior semana do período analisado, o que comprova a tendência de crescimento. 

E para auxiliar toda a revenda neste momento de retomada, criamos a segunda edição do #JuntosPelaRevenda – É hora de reagir. Dia 24, próxima quarta, com 6 horas de conteúdos exclusivos, grandes nomes do Mercado e revendedores que fazem a diferença na gestão dos negócios.

Para esta segunda edição, o revendedor vai ter a oportunidade de assistir temas de destaque na revenda:

  • O Wladimir, da Suporte Postos vai abordar um tema bem adequado ao momento: “Por que ser Bandeira Branca?”. Você pode acompanhar, pelo Ranking Mensal de Bandeiras, um crescimento no número de postos independentes.
  • O Banco Central vai lançar um novo sistema de pagamento em novembro, o PIX , que promete revolucionar as formas de pagamento. Para falar sobre esta novidade, teremos a presença do Alexandre Pinto, Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Matera, que vai mostrar as vantagens desse novo sistema de pagamento e porque ele promete ser uma solução financeira para o seu negócio.
  • Com a queda nas vendas, muitos revendedores estão cautelosos, e com razão. Mas a Marcela Tiago (Posto Petroboc/MG) e Neto de Luca (Posto de Luca/SC), implantaram, em meio à crise, um Programa de Fidelidade Próprio em seus Postos. No evento, Marcela e Neto contarão os motivos de inaugurarem o Programa neste período de crise, desafios, resultados alcançados e expectativas para os próximos meses.
  • Seguindo a linha de jovens revendedores, teremos o Gelson Cruz, (Posto Fórmula 1/BA) e o Tiago Ziolkowski, (Rede PMX/SC), que contarão como sustentam mês a mês um mix de aditivada maior que 65%. Neste encontro, os revendedores mostrarão os modelos de comissionamentos e ferramentas de gestão de metas dos frentistas.
  • Em se tratando de Posto de Rodovia, sempre vem à minha cabeça a Rede ALDO, referência para caminhoneiros e revendedores Diesel de todo o Brasil. O próprio Sr Aldo Locatelli, vai compartilhar conosco os desafios de montar uma bandeira própria na rodovia e conquistar a credibilidade necessária para vender muito, sem depender da bandeira.
  • O “novo normal” virou o assunto do momento. A Prof. Erlana Castro, da Fundação Dom Cabral, encerra o evento, falando as novas tendências de consumo, novos hábitos e como você precisa se preparar para atender às expectativas do cliente e não perdê-lo para a concorrência.

Se inscreva, convide sócios, familiares e amigos revendedores. Continuo firme no propósito de levar poder ao revendedor. É hora de reagirmos! Clique aqui ou no banner abaixo! #JuntosPelaRevenda.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis