erro de abastecimento pelo frentista
Revendedor

Erro de abastecimento pelo frentista: 7 consequências

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 12/02/2020, atualizado em 16/07/2020
Sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?
Posto de combustíveis

Talvez o problema mais estressante em um posto seja quando acontece erro de abastecimento pelo frentista. Além da preocupação com o veículo do cliente, nós revendedores, precisamos intervir e acalmar o cliente, além de ajudá- lo a minimizar os atritos.

O erro de abastecimento pelo frentista gera diversas consequências:

1- Insatisfação do cliente, que às vezes está atrasado e não contava com esse contratempo.
2- Prejuízo financeiro para o posto, que precisa solucionar rapidamente o problema, sendo às vezes necessário rebocar o veículo, trocar filtro de combustível e bicos injetores.
3- Falta de mão de obra, já que para resolver o problema, o gerente e/ou o frentista se deslocam com o cliente para a oficina, enquanto isso a pista fica desfalcada.
4- Problemas no veículo: quando o carro é flex e o frentista confunde etanol com gasolina ou vice versa, tudo bem, às vezes um bate papo com o cliente resolve. Mas quando confunde por outro produto que não é apropriado para o veículo, (ex: Diesel e Etanol), pode ser uma dor de cabeça enorme.
5- Aluguel de um veículo: dependendo do problema, do dia, horário e da dificuldade de resolução, é necessário alugar um veículo para o cliente enquanto o erro é solucionado.
6- Contaminação do produto: quando se misturam produtos diferentes no tanque, acaba contaminando o combustível e o mesmo deve ser descartado na caixa separadora.
7- Perda de produtividade do frentista: após cometer o erro de abastecimento, perde energia e motivação.

No próximo post irei dar algumas dicas muito úteis de como estruturar o seu posto para minimizar erros de combustível.

Gostou do texto e quer receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades da revenda de combustíveis! Para isto, basta preencher o formulário abaixo com seu melhor e-mail.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis