erro de abastecimento pelo frentista
Revendedor

Erro de abastecimento pelo frentista: 7 consequências para o posto

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 16/08/2021, atualizado em 04/11/2021
Sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?
Posto de combustíveis

Talvez o problema mais estressante em um posto seja quando acontece erro de abastecimento pelo frentista. Além da preocupação com o veículo do cliente, nós revendedores precisamos intervir e acalmar o cliente, além de ajudá-lo a minimizar os atritos.

O erro de abastecimento gera diversas consequências, que vão desde uma experiência ruim para o cliente até a perda financeira para o posto. Vamos apontar as principais delas agora.

Quais são as consequências de errar no abastecimento do veículo?

1. Prejudicar a experiência do cliente

A primeira consequência de errar no abastecimento do veículo é gerar a insatisfação do cliente, que às vezes está atrasado e não contava com um contratempo que pode tomar algumas horas do seu dia.

Esse é o tipo de coisa que pode fazer você perder um cliente para sempre e, até mesmo, arriscar ver a reputação do seu posto de combustível ser prejudicada, uma vez que ele certamente relatará sua experiência ruim para amigos, familiares e conhecidos quando for conveniente.

2. Prejuízo financeiro para o posto

O “bolso” do posto de combustível também será diretamente penalizado, uma vez que precisará solucionar rapidamente o problema, sendo às vezes necessário rebocar o veículo, trocar filtro de combustível, bicos injetores, etc.

3. Falta de mão de obra

É comum também que, logo após um erro de abastecimento pelo frentista, você enfrente um problema temporário de falta de mão-de-obra. Isso porque para resolver o problema, o gerente e/ou o frentista se deslocam com o cliente para a oficina.

Enquanto isso, a pista fica desfalcada, o restante do seu time fica sobrecarregado, o tempo de atendimento aumenta, o que influencia na experiência dos outros clientes.

4. Problemas no veículo

Quando o carro é flex e o frentista confunde etanol com gasolina ou vice versa, tudo bem, às vezes um bate papo com o cliente resolve. Mas quando é feito o abastecimento com um combustível errado, que não é apropriado para o veículo, (ex: Diesel e Etanol), pode ser uma dor de cabeça enorme.

5. Aluguel de um veículo

Dependendo do problema, do dia, horário e da dificuldade de resolução, é necessário alugar um veículo para o cliente enquanto o erro é solucionado. Isso, novamente, implica em um aumento de gastos para o posto de combustível.

6. Contaminação do produto

Quando se misturam produtos diferentes no tanque, acaba contaminando o combustível e o mesmo deve ser descartado na caixa separadora.

7. Perda de produtividade do frentista

É comum que, após cometer um erro de abastecimento, o seu frentista sofra com uma perde de energia e motivação. É importante ressaltar para o seu colaborador que esses são erros humanos que podem ser cometidos por qualquer um, bastando que ele garanta que tomará maior cuidado para que a situação não se repita.

Erros em abastecimento de veículos podem ser evitados

Agora que você já viu as consequências, é importante entender como evitar que erros de abastecimento ocorram em seu posto. Se você tem um frentista novato no seu time, veja como treiná-lo com este vídeo aprofundado sobre o assunto!

Gostou do texto e quer receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades da revenda de combustíveis! Para isto, basta preencher o formulário abaixo com seu melhor e-mail.


Uma resposta para “Erro de abastecimento pelo frentista: 7 consequências para o posto”

  1. Lazaro de Sousa Cavalcante disse:

    Muito bom essa informação aconteceu comigo mais isso foi resolvido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis